Portugal deu um passe importante rumo à fase final do Europeu de sub-21, ao vencer a Polónia em Zabrze a por 1-0, em jogo dos play-off de apuramento. Diogo Jota fez o único tento da partida, num jogo onde os portugueses dominaram quase sempre. A segunda-Mão é às 17h00 da próxima terça-feira, em Chaves.

Veja as melhores imagens do encontro

Após uma fase de apuramento muito atribulada, onde Portugal falhou o apuramento direito e foi a última seleção a garantir um lugar nos play-off, os comandados de Rui Jorge Jorge queriam dar uma imagem diferente, num jogo onde era muito importante ganhar e não sofrer golos. Daí que o selecionador de sub-21 de Portugal tenha optado por uma equipa de cariz ofensiva, com João Félix e Diogo Jota na frente, e um quarteto de médios virado para a frente: Eustáquio; André Horta, João Carvalho e Gedson.

Os jovens lusos entraram melhores no encontro, com João Félix e Diogo Jota a darem os primeiros sinais de perigo. Com o passar do tempo, a Polónia foi crescendo no jogo, com mais bola perto da área de Joel Pereira.

Portugal voltou a tomar as 'rédeas' do encontro e só não marcou aos 24 minutos porque o guarda-redes Grabara evitou que um centro de João Félix chegasse a Diogo Jota. Mas o guardião polaco nada pode fazer aos 30 minutos. Lance de contra-ataque, conduzido por João Félix que descobre Diogo Jota no segundo poste, com um passe magistral. O capitão luso só teve de encostar.

Um golo que deixou Portugal mais solto no jogo, com mais confiança com bola, ao contrário da Polónia que sentiu o tento e demorou a reencontrar-se. Só aos 45 minutos Joel Pereira viria a ser incomodado, num remate de Zurkwski para grande defesa do guardião luso.

No segundo tempo, Portugal continuou dono e senhor das operações mas era preciso ter cuidado com a reação dos polacos, decididos a, pelo menos, ir para o segundo jogo em Portugal com um empate. Aos 70 minutos, uma saída em falso de Joel Pereira lançou o 'caos' na área lusa, mas a defensiva portuguesa acabou por resolver o lance, com Diogo Leite a evitar o empate em cima da linha de golo. O dono da baliza lusitana redimiu-se aos 73, numa defesa apertada, num lance que levava selo de golo. Aos 78 voltou a brilhar com nova boa defesa.

Já com Heriberto e Rafael Leão em campo, nos lugares de Diogo Jota e João Félix, Portugal esteve perto do 2-0 aos 70 mas Diogo Gonçalves rematou contra o guarda-redes, na área, após grande trabalho de Heriberto.

Portugal segurou a vitória e poderá, na próxima terça-feira, carimbar o passaporte para a fase final do Europeu de sub-21. No outro jogo dos play-off a Grécia perdeu em casa com a Áustria.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.