A seleção portuguesa de futebol de sub-21 voltou a golear a Bielorrússia, agora por 6-1 e mantém a liderança do seu grupo no apuramento para o europeu da categoria.

No Estádio Cidade de Barcelos, Fábio Silva, Renato Veiga, Francisco Conceição, Paulo Bernardo, Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes marcaram os golos dos comandados de Rui Jorge.

As melhores imagens do jogo

Depois dos 5-0 fora de casa, num jogo realizado em terreno neutro (Arménia), Portugal só tinha de aplicar a mesma receita para somar os três pontos e manter a liderança do Grupo.

No Estádio Cidade de Barcelos, Rui Jorge, selecionador dos sub-21, entrou com Fábio Silva e Henrique Araújo na frente, com Francisco Conceição numa ala e Paulo Bernardo noutra. O extremo do FC Porto foi o principal desequilibrador da equipa, com a suas arrancadas pela direita que muito trabalho deram aos bielorrussos.

Logo aos três minutos, o 'Mini-Messi' do Olival furou por alguns jogadores, deixou em Rodrigo Gomes que serviu Henrique Araújo para um remate à trave.

As ameaças sucediam, quase sempre do lado direito, com Francisco Conceição e Rodrigo Gomes. Aos 11, o extremo português aproveitou um canto curto para meter na área com conta, peso e medida, para um desvio de pé esquerdo do central Renato Veiga para o 1-0.

Portugal jogava no meio-campo contrário, dominava como queria. Henrique Araújo, mais fixo, prendia os centrais contrários, Fábio Silva dava mobilidade e aparecia em todos os corredores. Mas o homem do jogo continuava a ser Francisco Conceição, um quebra-cabeças para os defensores contrários.

Os bielorrussos tentavam sair a jogar, mas perdiam muito a bola ainda no seu meio-campo. Numa das suas primeiras incursões, empataram a partida, aos 25 minutos. Na sequência de um canto batido na esquerda por por Rylach, o central Kasarab cabeceou sozinho, sem hipótese para Samuel Soares. Bom golo.

Nove minutos depois, chegou nova vantagem lusa. Desta vez a jogada - bem desenhada - desenrolou-se na direita. Paulo Bernardo lançou Rafael Rodrigues com um grande passe, o lateral centrou atrasado para uma finalização, de primeira, de Fábio Silva.

O momento do jogo chegou aos 41 minutos, por Francisco Conceição. E que momento! O extremo aproveitou um ressalto, após remate bloqueado de Henrique Araújo, para tirar um adversário da frente, fazendo a bola passar por entre as suas pernas, para depois atirar de pronto com o pé direito. O guarda-redes nem se mexeu. Que golaço do jogador do FC Porto!

No segundo tempo foi preciso esperar por 14 minutos até ver novo golo. João Marques desceu no seu corredor, combinou com Rodrigo Gomes e Fábio Silva. A bola chegou até Paulo Bernardo que rematou à entrada da área para o 4-1.

Rui Jorge aproveitou para lançar Vasco Sousa, Hugo Félix (estreia), Tiago Morais (estreia) e Tiago Tomás nos lugares de Dário Essugo, João Marques, Fábio Silva e Francisco Conceição,

Mateus Fernandes, a última troca no lado luso (no lugar de Paulo Bernardo), fez o 5-1, aos 80 minutos, num tiro de fora da área que ainda desviou num contrário.

O 6-1 foi da autoria de Rodrigo Gomes, num remate de pé esquerdo já na área após bola mal afastada pela defensiva da Bielorrússia, aos 87 minutos.

Portugal mantém a liderança do Grupo G, agora com nove pontos em três jogos, 14 golos marcados e um sofrido. A Grécia é segunda classificada, com cinco pontos em três jogos, Croácia tem quatro (dois jogos), os mesmos das Ilhas Faroé (três jogos), Andorra tem três pontos (cinco jogos), tal como a Bielorrússia (seis jogos).

Ficha de jogo

Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa Sub-21 2025 - Grupo G,

Estádio Cidade de Barcelos

Árbitro: Lazar Lukic (Sérvia)
Árbitros assistentes: Dragan Bogicevic (Sérvia) e Dragan Peranovic (Sérvia)
Quarto árbitro: Pavle Tomic (Sérvia)

 - Portugal (11 inicial): Samuel Soares, Rodrigo Gomes, Renato Veiga, Tomás Araújo, Rafael Rodrigues, Dário Essugo, Paulo Bernardo, João Marques, Francisco Conceição, Henrique Araújo - Cap. e Fábio Silva.
 - Suplentes: João Carvalho, Tiago Santos, Rafael Fernandes, Vasco Sousa, Hugo Félix, Mateus Fernandes, Carlos Borges, Tiago Tomás e Tiago Morais.

Treinador: Rui Jorge
Golos: 1-0 por Renato Veiga (11'); 2-1 por Fábio Silva (34'); 3-1 por Francisco Conceição (41')
Disciplina:

 - Bielorrússia (11 inicial): Fedor Lapoukhov, Yan Skibski, Gleb Yakushevich, Nikita Baranok, Maksim Kasarab, Ilya Maskalenchyk, Andrei Rylach - Cap., Yuli Kuznetsov, Ruslan Lisakovich, Aleksei Antsileuski e German Barkovski.

 - Suplentes: Artsiom Karatai, Mikhail Kozakevich, Radzivon Pyachura, Kirill Zinovich, Gleb Rovdo, Daniil Dushevski, Matsvei Duksa, Ivan Ziankou, Maksim Kovalevic, Ilya Chernyak, Artem Shumansk e Timofey Martynov.
Treinador: Sergei Yasinski
Golos: 1-1 por Kasarab (25')
Disciplina: