O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, considerou hoje "motivador" o título de vice-campeão da Europa de futebol, reforçando que o grande objetivo para este grupo é "garantir a qualificação" para a fase final do próximo europeu.

"Ser vice-campeão da Europa é motivador para este grupo, mas o nosso grande objetivo é o primeiro lugar e sermos qualificados para a fase final do europeu", disse Rui Jorge, em conferência de imprensa.

O técnico luso considerou "muito bom" começar a fase de qualificação com uma vitória (6-1 na Albânia), mas lembrou que, "quem ser apurado em primeiro lugar, tem de dar continuidade" aos resultados.

Sobre a Hungria, adversário de Portugal na sexta-feira, em Penafiel, o selecionador luso deu conta de "uma equipa agressiva, com boa capacidade em termos físicos e um extremo direito interessante", acrescentando que espera "dificuldades" e, também por isso, o conjunto português terá de ser forte.

"As preocupações são as mesmas de sempre, estudar o adversário e tentar produzir o que temos capacidade de produzir", sublinhou Rui Jorge, frisando que "as 'caras novas' ao nível dos sub-21 não são desconhecidas" para a equipa técnica, sendo jogadores que a estrutura federativa acompanha há vários anos.

Lamentou ainda a ausência dos lesionados Mauro Riquicho (Sporting) e André Silva (FC Porto) e, em relação a este último, melhor marcador da II Liga, assegurou que jogará Gonçalo Paciência, "outro jogador de igual qualidade".

O selecionador reconheceu que "hoje existe um leque muito maior de jogadores de qualidade por onde escolher", o que justificou com "melhores competições" nas fases decisivas da formação, potenciadores de "um melhor crescimento", e que "a competição sénior [desses jogadores] tem sido interessante".

Rui Jorge considerou, por isso, "normal" que o trajeto dos jogadores desta geração, como de todas seleções, seja assim, funcionando como "base de recrutamento da seleção (principal)", remetendo a decisão para o selecionador Fernando Santos.

"O 'mister' Fernando Santos tomará essas decisões [de incluir ou não estes jogadores nas suas escolhas], agora se lá vão chegar mais cedo ou mais tarde, não sei", concluiu.

Portugal defronta a Hungria, na sexta-feira, no Estádio 25 de Abril, em Penafiel, a partir das 17:15, seguindo-se a Grécia, no dia 13, em encontros de apuramento para o Europeu da categoria, que se vai disputar na Polónia em 2017.

A seleção das 'quinas' integra o grupo 4, juntamente com as seleções da Albânia, Grécia, Hungria, Israel e Liechtenstein, e, neste momento, é quarta classificada do grupo, com um jogo e uma vitória (6-1 frente à Albânia).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.