A Seleção Nacional sub-21 empatou esta sexta-feira com a congénere da Roménia, por 1-0, em jogo da terceira jornada da fase de apuramento para o Europeu'2019. Diogo Gonçalves apontou inaugurou o marcador para o conjunto português, aos 16 minutos. Dennis Man fez o empate aos 66'.

Com este resultado, a equipa das quinas mantém-se no penúltimo lugar do Grupo 8 e está agora a sete pontos do primeiro lugar, pertencente à formação romena, que, convém não esquecer, tem mais dois jogos disputados.

Esta semana, Rui Jorge afirmou que a derrota com a Bósnia Herzegovina (1-3), na última jornada, tinha funcionado "como um despertador" para a formação lusa, que precisava, neste jogo, de confirmar o estatuto de favorita à qualificação para o Campeonato da Europa. Com Diogo Dalot e Stephen Eustáqui a fazerem a estreia absoluta pelos Sub-21, Portugal entrou a todo o gás na partida, não deixando o adversário respirar.

Aos 16 minutos, Diogo Gonçalves inaugurou o marcador para a equipa das quinas: bom passe de João Carvalho, a isolar o extremo do Benfica, que, já na área romena e sem qualquer marcação, rematou forte e colocado para o fundo da baliza adversária.

A equipa da casa tratou logo de correr atrás do prejuízo. Aos 19 minutos, Ianis Hagi, um dos grandes talentos do futebol romeno, obrigou Joel Pereira a uma boa intervenção, enquanto Portugal apostava forte nas transições. Já perto do intervalo, a equipa de Rui Jorge recuperou o controlo da partida, com mais bola, passes curtos e movimentos rápidos. Aos 36', Diogo Jota quase aproveitava um mau atraso de um defesa romeno, mas sem sucesso.

O segundo tempo começou com a Roménia novamente à procura do empate. Aos 52', Coman chegou atrasado a um cruzamento perigoso na direita. Logo a seguir, foi a vez de Dennis Man rematar de fora da área, com a bola a passar por cima da barra. Rui Jorge aproveitou para mexer na equipa, lançando João Félix para o lugar de João Carvalho e Rafael Leão por troca com Diogo Gonçalves.

Aos 56', Pedro Rodrigues esteve muito perto do 2-0, com um remate potente. A bola passa muito perto do poste esquerdo. Apesar da vantagem, Portugal estava longe de ter o jogo controlado, até porque a Roménia continuava a pressionar. Foi apenas uma questão de tempo até Man, ao minuto 66, restabelecer a igualdade: depois de receber a bola na direita, o camisola 8 fletiu para o meio e rematou de pé esquerdo, com o remate a sofrer um desvio que traiu Joel Pereira.

O empate da Roménia não conseguiu 'despertar' Portugal, que nem com as substituições - Gil Dias ainda entrou aos 86' para o lugar de um desinspirado Diogo Jota - conseguiu fazer 'estragos' no adversário. Já no período de compensação, Rafael Leão serviu João Felix, mas o jovem médio acabou por falhar o remate e a derradeira oportunidade para Portugal sair da Roménia com os três pontos.