A seleção portuguesa de futebol de sub-21 só precisa hoje de empatar na receção à Polónia, que na sexta-feira bateu por 1-0 em Zabrze, para assegurar presença na fase final do Europeu de 2019.
Um golo de Diogo Jota, após um contra-ataque perfeito que começou em João Carvalho e prosseguiu em João Félix, aos 30 minutos, deu vantagem aos comandados de Rui Jorge, num ‘play-off’ que se decide no Municipal de Chaves.
Finalista vencido em 1994 e 2015 e terceiro classificado em 2004, Portugal tenta a terceira presença consecutiva e oitava da sua história na fase final, na qual os polacos só estiveram uma vez, na última edição, em 2017, como anfitriões.
Para lutar pelo apuramento, Rui Jorge tem a equipa na máxima força, no que respeita aos jogadores que estiveram no primeiro jogo, já que, por lesão, não contou para esteve duplo combate com Diogo Dalot e João Filipe ‘Jota’.
Em relação à primeira mão, o selecionador luso não deverá, assim, proceder a grandes alterações, sendo que até poderá repetir mesmo o ‘onze’ de Zabrze.
Na Polónia, a formação das ‘quinas’ apresentou-se com Joel Pereira na baliza, uma defesa com Diogo Gonçalves, Jorge Fernandes, Diogo Leite e Yuri Ribeiro, um meio-campo com Stephen Eustáquio, mais recuado, André Horta, Gedson Fernandes e João Carvalho e um ataque com João Félix e Diogo Jota.
O encontro da segunda mão do ‘play-off’ entre Portugal e a Polónia tem início às 17:00, no Estádio Municipal de Chaves, com arbitragem do italiano Davide Massa.
A fase final do Europeu de sub-21 de 2019 será disputado por Itália (coanfitriã), Croácia, Espanha, Dinamarca, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Sérvia, Roménia, França e os vencedores dos ‘play-offs’ entre Portugal e Polónia e entre Grécia e Áustria.
O sorteio da fase final, que se realiza em Itália e São Marino, de 16 a 30 de maio de 2019, está marcado sexta-feira, na cidade transalpina de Bolonha.
Comentários