A seleção da Alemanha iniciou a preparação para disputar o Europeu de futebol (14 de junho - 14 de julho) como anfitriã com um treino aberto para o público que contou com a presença de 15 mil pessoas, esta segunda-feira (27), na cidade de Jena, no leste do país.

"Era uma grande oportunidade para mostrarmo-nos acessíveis, é muito importante", explicou o diretor desportivo da seleção alemã, Rudi Völler.

Cerca de 15 mil adeptos encheram as bancadas do estádio Ernst-Abbe, casa do Carl Zeiss Jena (4.ª divisão), enquanto 16 mil adeptos acompanharam o treino pelo canal da Federação Alemã de Futebol (DFB) no YouTube.

Um grupo de 15 jogadores treinou durante uma hora. Jamal Musiala, Leroy Sané, Aleksandar Pavlovic e David Raum participaram do aquecimento e fizeram atividades à parte.

Ao final do treino, jogadores e equipa técnica distribuíram autógrafos e entregaram bolas do Euro para os adeptos presentes.

Dos 27 convocados pelo técnico Julian Nagelsmann, vários não participaram desta primeira atividade, entre eles os quatro finalistas da Liga dos Campeões: Nico Schlotterbeck e Niclas Füllkrug, do Borussia Dortmund, e Toni Kroos e Antonio Rüdiger, do Real Madrid. O jogo será disputado no sábado, em Londres.

Já o guarda-redes Manuel Neuer ficou em Munique devido a uma gastroenterite e chegará para integrar a seleção na quinta-feira.

Os jogadores do Bayer Leverkusen Florian Wirtz, Robert Andrich e Jonathan Tah, vencedores da Taça da Alemanha no último sábado, viajarão para Blankenhain (onde a equipa se concentra durante a preparação) na quarta-feira, assim como o capitão Ilkay Gündogan, que encerrou a sua temporada com o Barcelona no domingo.

O guarda-redes do Barça Marc-André ter Stegen irá juntar-se à seleção na próxima segunda-feira.