A Itália venceu, esta segunda-feira, a República da Irlanda por 2-0, em jogo da terceira jornada do Grupo C do Euro2012. Cassano (35') e Balotteli (90') marcaram os golos italianos.
A República da Irlanda, já eliminada do Euro2012, jogava, em Poznan, o seu orgulho, de forma a corresponder ao apoio incansável dos seus adeptos que estiveram sempre ao lado da equipa.
No entanto, as fragilidades da formação orientada por Trapattoni, as que empurraram esta República da Irlanda para fora do Euro2012 prematuramente, voltaram a estar evidentes nesta terceira jornada do Grupo C.
A esta República da Irlanda não lhe faltou vontade e paixão, faltou-lhe habilidade, tanto no ataque como na defesa.
O treinador da Itália, que estava obrigada a vencer, fez algumas alterações na equipa. Desde logo a alteração do esquema tático, de 2-5-2 para 4-4-2, com destaque para Balotelli no banco de suplentes.
Após os primeiros minutos de jogo em Poznan, logo se percebeu que a Itália estava determinada a chegar aos quartos de final do Euro2012. Para isso, tomou conta do jogo perante uma Irlanda mais frágil.
Mesmo perante o atrevimento dos irlandeses, a formação de Prandelli manteve-se serena, resultando daí o primeiro golo do encontro. Aos 35 minutos de jogo, na sequência do canto, Cassano desviou de cabeça ao primeiro poste e inaugurou o marcador, para tristeza dos apoiantes irlandeses, que estavam em maioria.
Ao intervalo, a Itália vencia, e com o nulo do outro encontro ,entre Espanha e Croácia, eram os transalpinos e os espanhóis a passarem o Grupo C.
Na segunda parte, os apoiantes irlandeses mostraram-se mais participantes no encontro, cantando o hino nacional em pleno estádio, mesmo com a sua equipa a perder.
Aos 90, logo depois da expulsão do irlandês Keith Andrews, que viu o segundo cartão amarelo, Mario Balotelli, que entrou, aos 75 minutos, para o lugar de Di Natale, marcou um grande golo, selando a vitória italiana.
Consumada a vitória da Itália sobre a República da Irlanda, e com o apito final do Espanha 1-0 Croácia, chegava a hora de fazer contas. Espanha (7 pontos) e Itália (5 pontos) seguem para os quartos de final, enquanto Croácia (4 pontos) e República da Irlanda (0 pontos) dizem adeus ao Euro2012.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.