Espanha e Itália deram hoje um pontapé na “crise” e qualificaram-se para os quartos de final do Euro2012 em futebol, com vitórias suadas frente à Croácia (1-0) e Irlanda (2-0), no Grupo C.

A Espanha, campeã da Europa e do Mundo em título, precisou esperar até ao minuto 88 para ver Jesus Navas, que saltara do banco, inaugurar o marcador, enquanto a Itália colocou-se em vantagem, aos 35, por Cassano, para o suplente Balotelli confirmar o triunfo, aos 90.

Os espanhóis terminam em primeiro lugar do Grupo C, com sete pontos, e agora vão defrontar os segundos do Grupo D, enquanto a Itália foi segunda da “poule”, com cinco pontos, e defrontará o vencedor do agrupamento D.

França e Inglaterra, ambas com quatro pontos do Grupo D, mais um do que a Ucrânia, são os principais candidatos à passagem para os quartos de final, enquanto a Suécia, que ainda não pontuou, está eliminada.

Apesar do maior domínio territorial dos espanhóis no jogo de Gdansk, os croatas poderão queixar-se de duas situações passíveis da marcação de grande penalidade que passaram em claro ao árbitro alemão Wolfgang Stark. 

“La Roja”, que hoje equipou de azul, apenas suspirou de alívio a dois minutos do fim com o golo de Navas, que rendeu Fernando Torres, aos 61 minutos, depois de Rakitic, aos 59, Perisic, aos 79, e Corluka, aos 86, terem estado perto de marcar um golo que eliminaria o “onze” orientado por Vicente Del Bosque.

A Itália, quatro vezes campeã do Mundo e vencedora do Europeu de 1968, nem precisou de jogar muito para derrotar em Poznan a Irlanda.

Cassano, na primeira parte, abriu o caminho e mesmo no final do encontro Mário Balotelli fez um golaço, confirmando o regresso da Itália aos quartos de final, tal como no Euro2008, quando foi eliminada por penalties precisamente pela Espanha.