Portugal vai estrear-se no Euro2024 de futebol na terça-feira frente à República Checa, em Leipzig, numa altura em que existem algumas dúvidas em relação às escolhas do selecionador Roberto Martínez.
O jogo entre Portugal e a República Checa vai ser disputado na Red Bull Arena, em Leipzig, na jornada de arranque do Grupo F, numa partida agendada para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa). Fazem também parte do agrupamento a Turquia e a Geórgia.
No arranque da competição, a seleção lusa deve começar com Diogo Costa na baliza e nos centrais começam logo as dúvidas sobre quem será o parceiro de Rúben Dias, que tem lugar garantido, com o experiente Pepe e os jovens Gonçalo Inácio e António Silva na luta pelo lugar.
Nas laterais existem mais dúvidas, com João Cancelo, Diogo Dalot e Nuno Mendes a lutarem pelos dois lugares disponíveis, enquanto no meio-campo deve estar João Palhinha e Bruno Fernandes, com Vitinha a ser o mais forte candidato à outra vaga.
Martínez pode ainda optar por outra solução e jogar com três centrais, subindo os laterais e retirando um elemento do meio-campo.
Na frente de ataque, Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva parecem indiscutíveis, com Rafael Leão, João Félix e Diogo Jota a lutarem pelo outro lugar disponível, com o avançado ao AC Milan com uma teórica vantagem pelo desempenho nos últimos particulares.
O jogo de estreia da formação lusa, que venceu todos os jogos na fase de qualificação, pode levar Cristiano Ronaldo a ser o primeiro jogador a alinhar em partidas de seis edições de campeonatos da Europa, bastando ao ‘capitão’ ser utilizado por Roberto Martínez.
O central Pepe, se for utilizado, consegue o feito de atuar em cinco edições de Europeus, enquanto o guarda-redes Rui Patrício, habitual suplente, também está convocado pela quinta vez para o torneio continental, mas apenas jogou em quatro, uma vez que em 2008 não saiu do banco.
Pepe pode ainda bater outro recorde neste Europeu, o de jogador mais velho a alinhar numa partida, que está na posse do húngaro Gábor Király (40 anos e 86 dias). No dia da estreia de Portugal, Pepe vai ter 41 anos e 113 dias.
Pela frente, a equipa das ‘quinas’ vai ter uma República Checa que vai para a oitava presença consecutiva e que tem como melhor resultado a presença na final em 1996. Tem mais três presenças enquanto Checoslováquia, entre 1960 e 1980, tendo sido campeã em 1976. A República Checa e a Eslováquia são ambas herdeiras desses resultados.
A República Checa, que tem como principal figura o avançado Patrik Schick, apurou-se no segundo posto do Grupo E, com os mesmos 15 pontos da surpreendente Albânia, que se superiorizou pela vantagem no confronto direto, tendo deixado para trás a Polónia, orientada pelo ex-selecionador português Fernando Santos nas cinco primeiras rondas e qualificada através do play-off.
Além dos checos, Portugal defronta ainda a Turquia (22 de junho, em Dortmund) e a Geórgia (26, em Gelsenkirchen).
Comentários