O selecionador português, Fernando Santos, disse hoje que Portugal é “favorito” no Grupo J de apuramento para o Euro2024 de futebol, na Alemanha, mas colocou o foco no Mundial do Qatar, que começa em novembro.

“[Otimista?] Sim, claramente que Portugal é favorito, mas não vamos pensar nisso. Vamos pensar no Campeonato do Mundo”, afirmou o treinador, em Frankfurt, instantes após o sorteio colocar Portugal no Grupo J, com as seleções de Bósnia-Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein.

Santos, de resto, considerou desde logo o sorteio “atípico”, uma vez que “nesta altura estaríamos a discutir a questão do Europeu e dos jogos de qualificação, mas temos o Campeonato do Mundo” e, por isso, “o foco tem de ser o Mundial”.

“Esta é a primeira competição que vamos disputar e não a qualificação [para o Europeu], como seria natural e normal. Agora, o mais importante é o Mundial. Este sorteio, vou pô-lo dentro da mala e vou esquecê-lo. Só em janeiro vou pensar nele”, garantiu.

A seleção portuguesa de futebol vai defrontar Bósnia-Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein no grupo J da fase de qualificação para o Euro2024, ditou hoje o sorteio realizado em Frankfurt.

Além de defrontar os luxemburgueses pela terceira vez seguida numa fase de qualificação (Euro2020 e Mundial2022), Portugal vai reencontrar igualmente dois adversários com que se cruzou na 'caminhada' para o Euro2012, nomeadamente os bósnios e os islandeses.

Eslováquia (Euro2000) e Liechtenstein (Euro1996 e Euro2000) também são 'velhos conhecidos', tendo em conta que ambos defrontaram a equipa das 'quinas' em apuramentos anteriores.

Os dois primeiros classificados dos 10 grupos apuram-se diretamente para a fase final do Euro2024, juntando-se à anfitriã Alemanha, sendo que as restantes três vagas serão decididas através de um 'play-off', a ser disputado em março de 2024.

A fase de qualificação europeia para o próximo Campeonato da Europa vai decorrer entre março e novembro de 2023, e o 'play-off' está agendado para março de 2024.

O Euro2024 vai realizar-se entre 14 de junho e 14 de julho de 2024, na Alemanha.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.