Fernando Santos, selecionador nacional, fez a antevisão da partida frente à Bélgica, a contar para os oitavos de final do Campeonato da Europa.

Análise da partida frente à Bélgica

"A mim compete-me analisar outras coisas, estratégicas, formas de jogar. Os treinadores procuram sempre os aspetos menos fortes para os explorar, agora isso é entre os jogadores e eventualmente isso acaba por surgir, porque se eles se conhecem é normal que haja esse tipo de conversas. Agora puxar um jogador para falar de A, B ou C na palestra, isso não iria funcionar. O que nós temos de nos centrar é no foco da nossa equipa e na valia da nossa equipa. Sabemos que não podemos dar espaço ao adversário, porque têm muito boa meia distância, exploram bem o espaço, tenho é de ter essa abordagem com os meus jogadores. Sei que nestes jogos grandes e numa final como é esta, o que temos de fazer é não dar espaço. Quem defender melhor, gerir bem a posse de bola e criar situações para finalizar, é quem ganha este jogo."

Desafio semelhante à Alemanha, empresta a mesma largura a equipa alemã?

"A minha expectativa é que joguem três no meio-campo com o De Bruyne mais avançado. Até seria mais parecido com o posicionamento da Hungria, não igual, porque a Hungria jogou com as linhas mais recuadas. Mas em termos de posicionamento sim. Quando jogam a três, o Lukaku é mais o pivot central da equipa. A Alemanha jogava com os três muito móveis e no espaço da grande área, em termos de configuração do jogo é muito diferente. A nós compete-nos defender bem e estar ao nível do que fizemos com a França e com  a Hungria. Depois temos muita qualidade para criar situações de golo, como criámos em todos os jogos. A Bélgica tem sete golos, mas Portugal também e num grupo muito complicado".

Estão em aberto possíveis alterações?

"Nós temos de manter os nossos princípios. Se fizermos alterações, como no último jogo, terá de ser a pensar em nós. Se pensarmos só nos outros pensamos pequenino. Amanhã vamos ver. A equipa descansou bem nestes quatro dias e hoje vamos ter o último treino. Amanhã logo veremos quem será o 11, mas qualquer que seja o 11, qualquer jogador teria a minha confiança máxima para ir a jogo".

Portugal defronta a Bélgica este sábado no estádio La Cartuja em Sevilha.

*notícia alterada às 19h24.