Fernando Santos lamentou que Portugal não tenha sabido aproveitar as oportunidades que teve para vencer a Islândia, na primeira jornada do Grupo F do Euro2016. O selecionador luso disse, em conferência de imprensa, que a sua equipa fez tudo para ganhar mas que não soube ser paciente.

"Não fizemos um jogo brilhante mas sim um jogo médio-baixo. Faltou-nos uma melhor decisão no terço final, nos cruzamentos e nas acelerações do jogo. Tínhamos obrigação de fazer mais porque tínhamos de desestabilizar a Islândia jogando entrelinhas e com acelerações de jogo", começou por dizer o técnico em conferência de imprensa.

O selecionador luso disse que ao intervalo pediu aos jogadores mais intensidade aos jogadores mas Portugal acabou por não ter sorte já que sofreu o golo do empate num momento em que estava por cima.

"Ao intervalo disse aos jogadores que era preciso aumentar o ritmo de posse de bola, maior intensidade no jogo entrelinhas e definir melhor nos cruzamentos. Não entramos mal mas sofremos o golo, num lance em que sabíamos que podia acontecer. A Islândia podia fazer isso, é muito forte, uma equipa pragmática. Era um golo que podíamos ter evitado, tanto no cruzamento como na bola na área. Tivemos o nosso momento de ´pancada` mas reagimos, fomos a procura da vitória, a equipa conseguiu criar umas quatro oportunidades, a Islândia apenas uma. Não marcamos, fomos penalizados por isso. Nos últimos dez minutos, tivemos alguma ansiedade, podíamos ter tido mais paciência na forma como entramos e escolhemos para rematar a baliza", comentou.

Para Fernando Santos, a passagem à próxima fase está nas mãos de Portugal, que terá de vencer o próximo encontro.

"Este foi o nosso primeiro jogo, estamos tranquilos e confiantes daquilo que são os nossos objetivos. Sábado lá estaremos para conquistar os pontos necessários", frisou.

Portugal e Islândia empataram a uma bola, em jogo da primeira jornada do Grupo F do Euro2016.