Como se apurou para o Campeonato da Europa de 2024
1.ª no Grupo B (8 jogos, 7 vitórias, 1 empates, 0 derrotas, 29 golos marcados, 3 golos sofridos
Num grupo de qualificação com Países Baixos, Grécia, República da Irlanda e Gibraltar, a França passeou rumo ao apuramento, vencendo os sete primeiros jogos antes de empatar o oitavo e último, 2-2, com a Grécia. Uma goleada por 4-0 sobre os Países Baixos deu o mote, com os 'Les Bleus' a não sofrerem golos em seis dos oito jogos disputados e a conseguirem ainda uma goleada por 14-0 sobre a modesta seleção de Gibraltar.
Curiosidade estatística: A França foi a equipa com melhor média de golos por jogo na fase de qualificação para o Europeu 2024: marcou 29 em 8 jogos, numa média de 3,62 golos por encontro, sueprando a de 3,60 de Portugal.
Histórico de participações no EURO
Presenças anteriores em fases finais: 10, a mais recente no EURO 2020
Melhor desempenho na competição: vencedora em 1984 e 2000
Desempenho no EURO 2020: oitavos de final
Duas vezes campeão do mundo, duas vezes campeã da Europa, vencedora de uma Liga das Nações, o palmarés da França fala por sim. Os títulos em Campeonatos da Europa chegaram com dois grandes maestros em campo: o primeiro com Platini a brilhar a grande altura, em 1984, com anfitriã, e o segundo em 2000, numa equipa liderada por Zidane e que chegou a esse torneio também como campeã mundial em título. Para além desses dois títulos europeus, jogou por mais uma vez a final, novamente como anfitriã, sofrendo o dissabor da derrota no jogo de todas as decisões com Portugal, em 2016.
Quem é o selecionador?
Capitão da seleção que conquistou o Mundial de 1998 e o Europeu de 2000, como treinador Didier Deschamps orientou, com sucesso, equipas como Mónaco, Juventus e Marselha antes de assumir o cargo seleccionador da França, levando-a à conquista do Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia, já depois da desilusão que foi a derrota na final do Europeu de 2016, frente a Portugal. Depois, no final de 2022, levou ainda a França à final do Mundial, no Qatar.
Quem são as estrelas e os jogadores a ter em conta?
Jogador mais utilizado na fase de qualificação: Theo Hernández
Melhores marcadores na fase de qualificação: Kylian Mbappé (9 golos)
Mais assistências na fase de qualificação: Kylian Mbappé (5 assistências)
Kylian Mbappé é, indiscutivelmente, a estrela da companhia e mostrou-o durante a fase de qualificação, ao apontar nove golos e rubricar ainda cinco assistências. Mas outras estrelas não faltam. No ataque, claro, Griezmann também esteve nos oito jogos, apesar de só ter marcado um golo, e há ainda o veterano Giroud, autor de três golos na qualificação. Depois, jogadores como Kingley Coman ou Marcus Thuram, autor de 15 golos e 14a assistências pelo Inter esta temporada, oferecem também velocidade e criatividade.
Mas a França conta com grandes nomes em todas as posições e que estiveram igualmente em destaque nos respetivos clubes ao longo da presente época. Theo Hernandez brilhou na ala esquerda do Milan com 11 assistências e é um dos pilares da equipa de Deschamps. E há outros nomes que é bom não esquecer e que estão a despontar, como Camavinga ou Tchouaméni, cada vez mais preponderantes no Real Madrid e já a darem cartas pela seleção.
Os 26 convocados da França
- Guarda-redes: Alphonse Areola (West Ham), Mike Maignan (AC Milan), Brice Samba (Lens)
- Defesas: Jonathan Clauss (Marseille), Theo Hernández (AC Milan), Ibrahima Konaté (Liverpool), Jules Koundé (Barcelona), Ferland Mendy (Real Madrid), Benjamin Pavard (Inter), William Saliba (Arsenal), Dayot Upamecano (Bayern München)
- Médios: Eduardo Camavinga (Real Madrid), Youssouf Fofana (Monaco), Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), N'Golo Kanté (Al-Nassr), Adrien Rabiot (Juventus), Aurélien Tchouameni (Real Madrid), Warren Zaïre-Emery (Paris)
- Avançados: Bradley Barcola (Paris), Kingsley Coman (Bayern München), Ousmane Dembélé (Paris), Olivier Giroud (AC Milan), Randal Kolo Muani (Paris), Kylian Mbappé (Paris), Marcus Thuram (Inter)
Comentários