A campeã europeia e mundial Espanha e a França, que deteve duas vezes o cetro, defrontam-se hoje nos quartos de final do Euro2012 em futebol, com Portugal na “poltrona” para conhecer o próximo adversário.

O vencedor do encontro do Donbass Arena cruza com a turma das “quinas” na meia-final, agendada para quarta-feira novamente em Donetsk, na Ucrânia.

Na primeira fase, os espanhóis venceram o Grupo C, com sete pontos, relegando a Itália para a segunda posição, o que já valeu a renovação do contrato do técnico Vicente del Bosque, enquanto os franceses ficaram em segundo na “poule” D, atrás da Inglaterra, com quatro pontos.

No entanto, a derrota no último confronto com a Suécia deixou profundas cicatrizes na formação gaulesa e avivado o espectro da atribulada passagem pelo Mundial2010 na África do Sul.

Os dois conjuntos já se defrontaram em 30 ocasiões desde um particular de abril de 1922 que a Espanha venceu, por 4-0, mas a França venceu sempre em jogos a eliminar.

Na final do Europeu de 1984, em Paris, os gauleses venceram por 2-0, com Platini, atual presidente da UEFA, a marcar o primeiro golo e Bellone a fixar o resultado.

A França venceu ainda os dois jogos com a Espanha na fase de qualificação para o Euro92 (2-1 e 3-1) e o jogo dos quartos de final no Euro2000 (2-1), tendo-se registado uma igualdade 1-1 na fase de grupos do Euro96.

No Mundial de 2006, na Alemanha, a França também levou de vencida os espanhóis, então por 3-1.

O encontro, com início às 19h45 de Lisboa, será arbitrado pelo italiano Nicola Rizzoli.