O jornal francês L’équipe comparou o caso de sucesso da equipa ‘nórdica’ com a campanha vitoriosa da Grécia no Euro 2004.

O paralelismo estabelecido pela publicação gaulesa tem início na fase de grupos. Tal como a Grécia, a equipa islandesa não era favorita à passagem e contava com Portugal como adversário direto. No entanto, apesar do menor favoritismo, acabou por passar aos oitavos de final deixando uma das favoritas ( Áustria) pelo caminho. Em 2004, foi a Espanha que ficou pelo caminho. No grupo A com Portugal, Espanha, Grécia e Rússia.

Para além da fase de grupos, a publicação francesa aponta também as semelhanças no que toca ao modelo de jogo. Tanto Grécia como a Islândia apostam num jogo defensivo muito organizado com grande índice de aproveitamento das movimentações ofensivas.

A Islândia está nos quartos de final do Campeonato da Europa de França naquela que é a primeira participação dos ‘nórdicos’ numa fase final da prova. Depois de se apurar no Grupo de Portugal, os islandeses afastaram a Inglaterra por 2-1. Para já, a Islândia está num ‘caminho’ semelhante ao da Grécia que venceu o Campeonato da Europa em 2004 frente a Portugal.