Depois de Vitinha e Diogo Dalot, este domingo foi a vez de João Cancelo falar aos jornalistas na habitual conferência de imprensa diária de um jogador português na Alemanha, já na antevéspera do jogo de estreia de Portugal no Euro 2024, contra a Chéquia.
Veja o vídeo
O lateral falou de vários temas da seleção, disse o que espera do jogo com a Chéquia e garantiu estar tranquilo apesar de ainda não saber onde vai jogar em 24/25, afirmando-se focado a 100 por cento neste Euro 2024.
Os pontos fortes da Chéquia: "Há bem pouco tempo jogámos com eles. São uma equipa muito física. Têm jogadores de qualidade. Ainda agora estava a ver o jogo dos Países Baixos com a Polónia e esse jogo mostrou que o Europeu não vai ser fácil, que não há jogos fáceis. É entrar com garra e determinação para conseguimos ganhar o jogo desde o primeiro minuto. Espero uma Chéquia muito agressiva. São jogadores muito altos, com grande condição física. Vão dificultar-nos bastante quando tivemos a bola para tentar sair no contra-ataque. Temos de estar muito organizados na perda da bola e manter ao máximo a bola. Se possível, vamos tentar marcar um golo cedo para tranquilizar mais o nosso jogo. Acho que também é um pouco isso que nos falta."
Preferência por jogar à direita ou à esquerda: "Para jogar a número 10 não tenho qualidade, por isso para mim torna-se indiferente jogar à direita ou à esquerda. É-me habitual fazer o corredor direito ou o esquerdo. Tento ajudar sempre a equipa com o meu futebol para atingir o objetivo final, que é ganhar."
Bom entendimento com Rafael Leão: "Sim, fora de campo sim e dentro de campo também penso que sim. É fácil jogar com jogadores desta qualidade. Nos últimos anos o Rafael Leão tem mostrado que é um jogador de qualidade. O ano passado foi o melhor da liga italiana, este ano também fez uma grande temporada. Já o conheço há algum tempo. É mais ou menos da minha zona, por isso conheço-o bem. Mas também há outros jogadores com quem me entendo bem, como o João Félix. O que eu tento é facilitar o trabalho deles para que consigam exprimir ao máximo o seu futebol."
Geração de qualidade...como outras: "Acho que aqui há muita qualidade, mas as gerações anteriores, como a do Euro'2004... eu era miúdo e lembro-me perfeitamente da equipa, tinha jogadores fenomenais. É difícil responder. Essa equipa chegou à final do Europeu. Se conseguirmos esse feito e ganharmos, vamos ficar na história. E também temos a geração de 2016, que ganhou o Europeu e é a que ficou na história de Portugal. Esperemos que no futuro consigamos ficar também. Temos de ir passo a passo para também ficarmos na história."
Excelente ambiente: "O ambiente aqui é fantástico, dos melhores em que já tive. É um grupo espetacular. Conseguimos dividir a veterania com os jovens. Todos nos respeitamos muito. É um grupo fantástico. Tenho aqui amigos que vou levar para a vida. Se era o caso nesse tempo do Figo e do Rui Costa [ambiente de picardias], aqui não é. Jogamos às cartas, vemos os jogos das outras seleções, porque também é importante sabermos como os outros jogam. O primeiro jogo é muito difícil. Vemos séries. Voltei a andar de bicicleta, uma coisa que não fazia há algum tempo..."
O que Martínez trouxe de novo à Seleção: "Desde o primeiro dia que me fez sentir à vontade, tanto a nível desportivo como pessoal. Está muito próximo dos jogadores, tem muito boas ideias. Gosta de atacar, de um futebol ofensivo e atrativo e isso identifica-se comigo porque penso da mesma maneira. É mais fácil trabalhar assim para mim. Adapta-se ao meu futebol. Todos os meus colegas pensam assim. Esperamos também dar-lhe uma alegria porque tem feito a diferença desde o momento que chegou e tem-se adaptado rapidamente à equipa."
Incerteza no futuro não é problema: "A partir do dia em que estou aqui já esqueci esse tema. Estou 100% concentrado na seleção e em ajudar Portugal. Não pude estar no Euro'2020 e quero dar uma resposta agora por mim, pela minha família e pelos meus amigos que também gostavam de estar aqui. Vou pôr as cartas todas na mesa e dar o máximo de mim e tentar ajudar Portugal."
Comentários