O selecionador alemão de futebol afirmou em entrevista ao jornal francês L’Equipe que considera a Espanha favorita a vencer o Euro2012, por culpa do FC Barcelona, «uma mescla de talento e modéstia dos seus jogadores».

«Se há um favorito (a ganhar o Europeu) é a Espanha, porque é campeã do Mundo e da Europa, mas também porque a sua seleção está essencialmente formada por jogadores do FC Barcelona e do Real Madrid. É, sem dúvida, a melhor equipa dos últimos anos», disse Joachim Löw.

O técnico da “Mannschaft” nem sequer acredita em problemas devido ao cansaço: «Já o mostraram em 2010. Não me parece que jogadores como Iniesta ou Xavi sofram. Mostram sempre um incrível prazer em jogar, parece sempre que estão a jogar o primeiro jogo».

A Alemanha, primeiro adversário de Portugal no Euro2012 (09 de junho, em Lviv), é, agora, uma equipa diferente, mais ofensiva, por culpa da Espanha ou mais precisamente do “Barça”, que encerrou sexta-feira a “era Guardiola” com 14 títulos em quatro anos.

«Não se pode jogar bem e comportar-se mal (...) Encanta-me o exemplo do FC Barcelona, a mescla de talento e modéstia dos seus jogadores. A simplicidade e o respeito pelos outros são primordiais. Então, todo o povo se identifica com a equipa. Ganhar não basta», frisou Löw.

O selecionador germânico não tem dúvidas: «Só as equipas que apostam no jogo bonito podem impor-se de forma duradoura (...) Atualmente, não se pode ganhar um torneio simplesmente com uma boa defesa e algumas individualidades. O futebol evoluiu».

«Não inventei nada», disse Löw, admitindo que se baseou no exemplo dos catalães. «O FC Barcelona é a equipa melhor organizada porque todas as zonas do campo estão ocupadas todo o tempo. Têm Lionel Messi, mas, coletivamente, estão por cima», frisou.

A finalizar, Löw afirmou que, sem chegarem a Messi, Mesut Özil, Lukas Podolski ou Thomas Müller «têm também a capacidade individual para mudar o rumo de um jogo».