A ausência de Pote e Trincão no leque dos 26 portugueses presentes no Euro 2024 gerou algumas críticas, prontamente explicadas pelo selecionador nacional aquando do anúncio da convocatória.

Para Bruno Fernandes, os dois campeões nacionais pelo Sporting mereciam estar na lista de Martínez, apesar de reconhecer que os 26 compatriotas chamados pelo selecionador são igualmente merecedores da presença na convocatória.

"São dois jogadores com muita qualidade, convocados para o último estágio, Pote não chega a entrar porque se lesiona, Trincão depois tem a lesão no pé. Fizeram muito bom campeonato, mas não acho que o Sporting, porque ganhou o campeonato, tem de ter mais jogadores que os outros. Falamos de individualidades, do que pode ser melhor, pior ou dentro das ideias do treinador", justificou o internacional em entrevista à SportTV.

"O Pote e o Trincão mereciam ir? Sim, eu acho que mereciam, mas também acho que os 26 que lá estão mereciam. É difícil e o treinador tem de fazer as escolhas com o que acha que é mais ou menos necessário", afirmou o médio de 29 anos.

Para Bruno Fernandes, a lista de jogadores desiludidos é mais extensa, lembrando que muitos deles estariam também preparados para representar a seleção no Euro.

"Há muitos jogadores que têm de estar tristes, frustrados, por não entrarem nas contas, mas para eles entrarem alguém tem de sair, nos convocados temos muita qualidade, jogadores bons, acaba por ser difícil retirá-los. Ricardo Horta, Bruma, Toti, Raphael Guerreiro, João Mário do FC Porto também fez um excelente campeonato, Jota Silva deixou bom impacto… há muitos jogadores que terão frustração e eu entendo, mas para o selecionador é sempre ingrato dizermos que devia ter ido um ou outro. Todos terão opiniões diferentes", finalizou.