Portugal venceu esta terça-feira a Finlândia por 4-2, no primeiro dos três jogos de preparação antes do Euro 2024 de futebol. Em Alvalade, Ruben Dias, Diogo Jota e Bruno Fernandes (2) traduziram em golos a superioridade lusa, Pukki aproveitou a passividade da defensiva lusa para saltar do banco e fazer dois golos, deixando algumas alertas para o que aí vem.

No próximo dia 08, Portugal mede forças com a Croácia no Estádio Nacional. Um adversário de outro gabarito, para testar as capacidades da seleção lusa.

FOTOS: As melhores imagens do Portugal-Finlândia

Muito calor e... ritmo lento

Alvalade vestiu-se de gala, apesar do muito calor, com as bancadas praticamente preenchidas no apoio à seleção que carrega o sonho de 10 milhões de portugueses.

Para este primeiro dos três jogos de preparação antes do Euro 2024, o selecionador Roberto Martinez apostou num onze jovem, num 4-3-3 com dois extremos e Diogo Jota na frente. Francisco Conceição e João Neves foram titulares pela primeira vez, José Sá fez o segundo jogo na baliza lusa.

A um ritmo lento e sem pressas, os comandados de Roberto Martinez tomaram conta do jogo, com trocas de bola no meio-campo contrário, mudanças de flanco e algumas acelerações pelas laterais para derrubar a barreira defensiva da Finlândia.

Foi num lance de bola parada - canto - que surgiu o primeiro golo de Portugal. Vitinha bateu o canto na esquerda, Ruben Dias saltou sozinho ao segundo poste e provocou a primeira explosão de alegria em Alvalade.

Rafael Leão, com as suas arrancadas na esquerda, e Francisco Conceição, com as suas fintas no flanco contrário, iam deixando os finlandeses com a cabeça à roda. Lances que faziam acordar as bancadas. João Cancelo também tentou o golo, tal como Nuno Mendes e João Neves, sem sucesso.

No único minuto de descontos do primeiro tempo, o árbitro austríaco Christian-Petru Ciochirca, alertado pelo VAR, assinalou grande penalidade sobre Francisco Conceição. Diogo Jota encarregou-se da marcação, enganou o guarda-redes Hradecky e fez o 2-0.

Sociedade Fernandes e Conceição a dar frutos

Ao intervalo, o selecionador português Roberto Martinez fez cinco mexidas e lançou Bruno Fernandes, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, Gonçalo Ramos e Pedro Neto e tirou Rúben Dias, Nuno Mendes, João Palhinha, Rafael Leão e Diogo Jota. Alho, que tinha passado mal com Rafael Leão, também ficou no banco da Finlândia.

O segundo tempo trouxe um Portugal mais assertivo, mais intenso. João Cancelo, aos 48 e 50, teve o 3-0 nos pés mas Hradecky esteve a grande altura com duas defesas fantásticas. Aos 52 foi Vitinha a rematar contra Kallman na área, após excelente passe de Bruno Fernandes.

Não marcou Cancelo, marcou Bruno Fernandes, num remate colocado de fora da área, assistido por Francisco Conceição. Que golaço!

Nas bancadas o público, os 43125 espetadores ia fazendo a festa, com a onda a a percorrer Alvalade de uma ponta a outra.

Pukki expõe fragilidades defensivas

Aos 65 minutos o selecionador finlandês Markku Kanerva lançou Terho, Lod e Pukki e o veterano avançado de 34 mostrou que os anos não passam por ele. Aos 72, fugiu a Gonçalo Inácio na esquerda apareceu isolado perante José Sá e picou a bola por cima do guardião luso, fazendo um golaço.

Cinco minutos depois, já com Danilo a central no lugar de António Silva, novamente Pukki a aparecer sozinho na área após combinação e a fazer o 3-2, agora pela direita. Assobios nas bancadas para a passividade da defensiva lusa.

Pedro Neto, que estava a dinamizar o corredor esquerdo de Portugal, criou uma grande oportunidade aos 79 minutos, mas Gonçalo Ramos primeiro e Francisco Conceição depois, desperdiçaram a oportunidade. O extremo do FC Porto rematou de pé direito, por cima.

Mas Chico, o Espalha-brasas haveria de redimir-se, aos 84 minutos. Grande trabalho do extremo, a trabalhar na área antes de deixar para Bruno Fernandes encostar com toda a calma, para o 4-2. Alvalade sossegava, a vitória não fugiria a Portugal.

Até ao final, Francisco Conceição atirou ao poste, Bruno Fernandes falhou uma bela oportunidade.

Antes de viajar para a Alemanha, país que vai organizar o Europeu, a equipa portuguesa defronta ainda a Croácia (08 de junho no Estádio Nacional) e a República da Irlanda (11 de junho em Aveiro).

No Euro2024, Portugal vai disputar o Grupo F juntamente com República Checa (em 18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).

O Euro2024 vai decorrer de 14 de junho a 14 de julho.