O selecionador da Grécia, o português Fernando Santos, considera que Portugal é um “outsider” no Europeu de futebol de 2012, mas que pode conquistar o título, a 01 de julho.
«Eu concordo com Paulo Bento, pois Portugal não é favorito. É um dos ‘outsiders’, um dos que se cola imediatamente aos favoritos, tem como objetivo chegar longe e, eventualmente, pode ganhar», disse Fernando Santos.
Em declarações à Agência Lusa, o ex-técnico de FC Porto, Sporting e Benfica foi claro: «Colocar-se, à partida, Portugal como favorito e dizer-se que foi um desaire se não se chegar à final... não é um desaire», afirmou Fernando Santos.
O técnico português elege Espanha, Itália, Alemanha e Holanda como favoritas, por já terem «conquistado o campeonato da Europa», acrescentando que, «a seguir, aparecem Portugal, Inglaterra e França».
«Portugal não está, em relação ao percurso histórico, no principal lote de favoritos. Mas é, claramente, uma equipa que pode vir a ser campeã da Europa», disse, recordando a eliminação no Mundial de 2010, frente à Espanha, que viria a vencer a competição: «Se tem conseguido passar a Espanha, tudo podia acontecer».
Antevendo o sorteio da fase final do Euro2012, o selecionador da Grécia, que, tal como Portugal, integra o Pote 3, admite que um “grupo da morte”, com Espanha, Alemanha e França, tornará as coisas «mais difíceis, mas isso também depende muito de como as equipas chegam ao Europeu e também do primeiro jogo».
«Acho que vai ser um campeonato da Europa muito disputado, porque não vai ter, como é normal, um primeiro pote teoricamente muito forte, uma vez que integra as equipas da Polónia e da Ucrânia. Isso faz com que os outros potes fiquem todos eles muito equilibrados e exista um segundo pote fortíssimo», explicou.
No entanto, Fernando Santos salvaguarda que «no plano teórico, jogar com a Espanha ou a Holanda será um pouco diferente de jogar com a Ucrânia ou a Polónia».
«Parece-me que vai haver dois grupos mais fortes, mas não sei se será vantagem porque teríamos como adversários equipas que jogam em casa. Enquanto selecionador, não estou muito preocupado. Temos de jogar com o resultado do sorteio e temos de tentar apresentar em campo argumentos para concretizar o objetivo de passar a fase de grupos», frisou.
Fernando Santos assume a satisfação de evitar Portugal na fase de grupos, já que esse reencontro «poderia implicar que uma das equipas teria de sair da competição».
«Terei muito prazer de jogar com Portugal, mas numa fase mais adiantada», referiu.
Antes do sorteio, o técnico luso admite ainda que preferia ficar nos grupos A ou C, sedeados na Polónia, meramente «por questões logísticas», acrescentando que a estrutura grega está «preparada para, mal acabe o sorteio, seguir para os locais de estágio pré-definidos na Ucrânia e na Polónia».
Comentários