José Fonte mostrou-se esta segunda-feira indiferente a algumas críticas da imprensa francesa à qualidade de jogo de Portugal neste Euro2016 e subscreveu o discurso já anunciado por Fernando Santos: o objetivo é ganhar, seja a jogar bem ou a jogar mal.
Em conferência de imprensa realizada no centro nacional de râguebi, em Marcoussis, o central do Southampton foi claro na ambição da equipa. "Se disserem que vamos jogar mal os jogos todos e ganhar, eu assino já por baixo. É óbvio que queremos melhorar e jogar sempre bem, mas o importante é ganhar e passar cada obstáculo", afirmou, acrescentando: "O mais importante é que estamos nos quartos de final. Isso é que importa, não interessa se jogas um futebol bonito ou feio. Se tiver de jogar um futebol feio todos os dias e ganhar, farei. Mas é claro que queremos sempre jogar bem".
Na mesma linha de raciocínio, o experiente defesa de 32 anos lembrou que as boas exibições contra a Islândia ou a Áustria não tiveram o prémio devido, isto é, a vitória. "Nos primeiros dois jogos fomos infelizes. Jogámos bem e não conseguimos marcar. Já com a Hungria deixámos contaminar-nos um pouco pelas emoções. Conseguimos golos, mas não fomos tão seguros. Acho que corrigimos isso neste último jogo. Penso que ainda poderemos progredir", frisou.
Para José Fonte, o terceiro lugar na fase de grupos já ficou para trás e lembrou que a caminhada até ao objetivo final será repleta de adversários difíceis, mesmo que as seleções apontadas como favoritas não estejam no caminho de Portugal. "Não fizemos de propósito para ficar em terceiro. Fizemos de tudo para ganhar os jogos todos, mas a qualificação foi o mais importante. Já ficou provado que todas as equipas que vieram ao Euro têm feito jogos difíceis. Deste lado do sorteio como do outro não há jogos fáceis", salientou.
"Penso que podemos ir até ao fim. Estamos cientes de que vai ser muito difícil e temos de ir passo a passo. Agora temos a Polónia e é nela que temos de estar focados", rematou.
Portugal cumpre esta segunda-feira mais uma sessão de trabalho com vista ao jogo dos quartos de final do Europeu, na próxima quinta-feira, frente à Polónia.
Comentários