A seleção portuguesa de futebol procura, esta quinta-feira, em Guimarães, apenas o terceiro triunfo da sua história em receções à Suécia, adversário nórdico que, tradicionalmente, ‘gosta’ de atuar em solo luso.

No último duelo, em 2020, em Alvalade, Portugal venceu por uns claros 3-0, resultado que de nada valeu, já que, mais tarde, a equipa lusa falhou a fase final da Liga das Nações e os suecos acabaram relegados para a segunda ‘divisão’, naquele que foi apenas o segundo triunfo caseiro perante os escandinavos, em 10 duelos.

Cristiano Ronaldo, que leva sete golos marcados perante os suecos, esteve ausente dessa partida devido à covid-19, e também vai falhar novo reencontro, agora por opção do selecionador Roberto Martínez, com Diogo Jota, outra ausência, a assinar um ‘bis’ e Bernardo Silva a ‘faturar’ também.

Fora do seu país, a seleção nacional até tem um bom registo perante os suecos, com cinco vitórias em 10 encontros, mas os números mudam de figura nos jogos caseiros.

A outra vitória portuguesa em casa foi em 15 de novembro de 2013, e num jogo oficial, na primeira mão do ‘play-off’ de acesso ao Mundial2014, por 1-0, no Estádio da Luz, em Lisboa, com um golo de Cristiano Ronaldo já perto do fim, aos 82 minutos.

Paulo Bento era o selecionador nacional nessa altura e, dias depois, Portugal viria a garantir a qualificação para o Campeonato do Mundo com novo triunfo, em Solna, por 3-2, com um ‘hat-trick’ de Ronaldo.

Depois desse ‘play-off’, as duas equipas voltaram a encontrar-se, em 28 de março de 2017, num particular realizado no Funchal, na Madeira, e a Suécia regressou aos triunfos, por 3-2.

Portugal até chegou ao intervalo com dois golos de vantagem (2-0), materializada por Ronaldo, que marcou na sua terra natal, e Andreas Granqvist, na própria baliza, mas os escandinavos deram a volta na segunda parte, com um ‘bis’ de Claesson e um lance infeliz de João Cancelo, já em tempo de descontos.

Foi a quinta vitória sueca em solo luso, 62 anos depois da primeira, em 1955, por 6-2, em Lisboa, num particular que assinalou o primeiro embate de sempre entre as duas nações. José Águas fez os dois golos de Portugal nesse encontro.

Seguiram-se mais três desaires para Portugal em solo luso, por 2-1 em 1966, no caminho para o Europeu, novamente por 2-1 em 1981, no apuramento para o Mundial, e 3-1 em 1984, também na qualificação para o Campeonato do Mundo.

Só em outubro de 1986 é que Portugal conseguir fugir pela primeira vez à derrota, a jogar em casa, com um empate a uma bola, com Coelho a fazer o golo da seleção nacional, na fase de apuramento para o Euro88, que viria a falhar.

Até ao primeiro triunfo de 2013, registaram-se mais dois empates: 2-2 num particular em Coimbra, em 2004, e 0-0 no Porto, em 2009, resultado que obrigou a seleção nacional mais tarde a ter que jogar o ‘play-off’ e ultrapassar a Bósnia-Herzegovina para chegar à fase final do Mundial2010.

A nível global, entre jogos oficiais e particulares, Portugal e Suécia já se encontraram por 20 vezes, com sete vitórias do lado luso, para seis empates e sete derrotas, com 25 golos marcados e 29 sofridos.