A Turquia vai lutar com Portugal, República Checa e Geórgia no Grupo F por um lugar nos oitavos de final da prova. Os turcos aparecem no Euro2024 com outsiders, depois de se terem apurado no 1.º posto do Grupo D, à frente da Croácia. A Turquia qualificou-se pela primeira vez para uma fase final de um Europeu em 1996. De lá para cá, só por duas vezes não esteve na fase final da prova mais importante de seleções da Europa

Como se apurou para o Campeonato da Europa de 2024

1.ª no Grupo D (8 jogos, 5 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 14 golos marcados, 7 golos sofridos

A Turquia superou a Croácia, o País de Gales, a Letónia e a Arménia para se apurar para o Euro2024. Nos dois jogos com a Croácia perdeu um e ganhou outro. Empatou ainda com o País de Gales e a Arménia. O apuramento foi confirmado na goleada caseira a Letónia, por 4-0, a 15 de Outubro.

Curiosidade estatística: Fatih Terim levou a Turquia a três fases finais diferentes do EURO, com um intervalo de 20 anos entre os seus primeiros jogos no EURO '96 e os mais recentes no EURO 2016.

Histórico de participações no Euro

Presenças anteriores em fases finais: 5
Registo total: 19 jogos, 4 vitórias, 2 empates e 12 derrotas, 14 golos marcados e 30 golos sofridos
Melhor desempenho: Meias-finais Euro2008
Último Euro: não passou da fase de grupos em 2000

A presença nas meias-finais do Euro2008 é a melhor prestação dos turcos. A derrota por 3-2 diante da Alemanha colocou um ponto final numa brilhante campanha, que começou com uma derrota na fase de grupos diante de Portugal, antes dos triunfos frente a frente a República Checa e Suíça. Eliminariam a Croácia nos quartos de final, por 3-1 nas grandes penalidades.
No Euro2000 a Turquia passou da fase de grupos pela primeira vez mas cairia nos quartos de final frente a Portugal.

Quem é o selecionador?

Vincenzo Montella assumiu a seleção da Turquia em novembro de 2023 na sua primeira experiência com seleções, sucedendo assim ao alemão Stefan Kuntz. O italiano de 49 anos, antigo jogador da Roma, conhece bem o futebol turco, já que orientou o Adana Demirspor durante duas temporadas. Antes, tinha treinado clubes como Sevilha, Fiorentina, AC Milan, Catania e Sampdoria.

Quem são as estrelas e os jogadores a ter em conta?

Jogador mais utilizado na fase de qualificação: Kerem Akturkoglu (8 jogos),
Melhores marcadores na fase de qualificação: Cenk Tosun (2 golos) e Kerem Akturkoglu (2 golos)
Mais assistências na fase de qualificação: Orkun Kokçu (2)

Quase todos os jogadores atual no principal turco. As exceções os defesas Zeki Çelik e Merih Demiral, da Atlanta e Roma, respetivamente. O médio Orkan Kokçu (6 golos, 11 assistências) atua no Benfica, Hakan Çalhanoglu brilha no Inter, campeão italiano. Os jovens Arda Güler (Real Madrid), Kenan Yildiz (Juventus), Ozan Kabak (Hoffenhein) são nomes a ter em conta.

Os 26 convocados da Turquia

 - Guarda-redes: Altay Bayındır (Manchester United), Mert Günok (Beşiktaş), Uğurcan Çakır (Trabzonspor)

 - Defesas: Samet Akaydin (Panathinaikos), Abdülkerim Bardakcı (Galatasaray), Zeki Çelik (Roma), Merih Demiral (Al-Ahli), Ferdi Kadıoğlu (Fenerbahçe), Ahmetcan Kaplan (Ajax), Mert Müldür (Fenerbahçe)

 - Médios: Hakan Çalhanoğlu (Inter), İsmail Yüksek (Fenerbahçe), Kaan Ayhan (Galatasaray), Okay Yokuşlu (West Brom), Orkun Kökçü (Benfica), Salih Özcan (Dortmund)

 - Avançados: Yunus Akgün (Leicester), Kerem Aktürkoğlu (Galatasaray), Arda Güler (Real Madrid), İrfan Can Kahveci (Fenerbahçe), Semih Kılıçsoy (Beşiktaş), Cenk Tosun (Beşiktaş), Yusuf Yazıcı (Lille), Bertuğ Yıldırım (Rennes), Kenan Yıldız (Juventus), Barış Alper Yılmaz (Galatasaray)