A Noruega quebrou hoje um jejum de 21 anos na Algarve Cup de futebol feminino, conquistando o seu quinto título após bater na final a Polónia (3-0), enquanto Portugal, derrotado pela Islândia (4-1), terminou no décimo lugar.

Na final da 26.ª edição da prova, disputada no Estádio Municipal da Bela Vista, a Noruega confirmou o favoritismo, triunfando sem discussão com golos de Isabell Herlovsen (24 minutos), Caroline Hansen (65) e Karina Saevik (74).

Numa final dominada praticamente de início ao fim, a equipa norueguesa, 13.ª do 'ranking' mundial, deixou boas indicações para o próximo Campeonato do Mundo, que se disputa em França, entre 07 de junho e 07 de julho.

A Polónia, a seleção com pior 'ranking' presente no torneio (34.ª), surpreendeu ao bater duas 'mundialistas' no Grupo B na fase de grupos da competição, mas não conseguiu bloquear o poderio das norueguesas, que juntou este título aos troféus de 1994, 1996, 1997 e 1998.

Os outros dois vencedores de grupos na fase inicial da Algarve Cup disputaram o terceiro e último lugar do pódio, obtido pelo Canadá, que bateu a Suécia nas grandes penalidades (6-5), depois de um 'nulo' no tempo regulamentar.

O quinto lugar da competição ficou para a Escócia, que venceu a Dinamarca pela margem mínima, graças a um golo de Jane Ross, aos 34 minutos.

Na discussão pela sétima posição, a Espanha derrotou a Suíça, por 2-0. Jennifer Hermoso abriu o ativo, aos 21 minutos, e Melanie Muller marcou na própria baliza (63).

A Islândia garantiu o nono lugar depois de bater Portugal por 4-1: Agla Albertsdottir (02 minutos), Selma Magnusdottir (37), Margret Vidarsdottir (87) e Svava Gudmundsdottir (90) assinaram os tentos das islandesas e Mónica Mendes reduziu a diferença (89).

A Holanda, atual campeã europeia, fugiu ao 12.º e último lugar do torneio num duelo entre duas seleções 'mundialistas', ao derrotar a China na marcação de grandes penalidades (4-2), após um empate (1-1) nos 90 minutos, com golos de Vivianne Miedema (45) e Yao Wei (50).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.