A selecionadora espanhola feminina de futebol, Montserrat Tomé, e o congénere da Bélgica, Ives Serneels, previram hoje um Grupo B do Euro2025, em que se inclui Portugal, aberto e com “três jogos muito complicados”.
Depois do sorteio de hoje da fase de grupos, que ditou o encontro das campeãs do mundo com belgas, portuguesas e italianas, Tomé mostrou-se “contente” por encontrar duas equipas que ‘reincidem’ na Liga das Nações, casos de Portugal e Bélgica.
“Vamos começar a avaliar os adversários e seguir passo a passo. É um caminho de máxima exigência, a Itália é uma seleção com uma evolução muito positiva. Vão ser três jogos complicados, fortes, e temos de trabalhar com capacidade e humildade”, resumiu.
Segundo a técnica das campeãs do mundo, esta competição será “bem antecipada” com jogos, em fevereiro, contra Bélgica e Inglaterra, no qual a equipa técnica está focada.
Já Serneels pintou um quadro de “um grupo aberto”, em declarações na zona mista em Lausana, mas também “especial”, com “três seleções fortes”.
“Jogamos primeiro contra a Itália, que defrontámos no último Europeu. (...) Portugal pode surpreender qualquer uma destas seleções, será o último jogo do grupo e temos de garantir que chegámos lá em condições de seguir em frente. Esse é o primeiro desafio”, analisou.
Depois dos quartos de final no último campeonato da Europa, afirmou, “é preciso querer sempre mais”. “Podemos expressar uma ambição saudável, de nos qualificarmos para essa fase”, atirou.
Portugal, formação comandada por Francisco Neto, foi colocado no Grupo B com espanholas, italianas e belgas, e está pela terceira vez consecutiva na fase final do Europeu, cuja 14.ª edição se realiza de 02 a 27 de julho de 2025, na Suíça, depois de se ter ficado pela fase de grupos em 2017 e 2022.
A fase de grupos realiza-se de 02 a 13 de julho, com a primeira jornada de 02 a 05, a segunda de 06 a 09 e a terceira de 10 a 13. Os quartos de final realizam-se de 16 a 19, as meias-finais em 22 e 23 e a final no dia 27, pelas 17:00 (em Lisboa), em Basileia.
Comentários