A seleção portuguesa vai disputar a fase final do Euro2022 de futebol feminino, em substituição da Rússia, suspensa devido à invasão da Ucrânia, anunciou hoje a UEFA.

"A Rússia não vai participar no Grupo C da fase final do Euro2022 feminino, agendado entre 06 e 31 de julho em Inglaterra, e será substituída por Portugal, o adversário que a Rússia derrotou nos 'play-offs'", lê-se no comunicado da UEFA.

Portugal vai assim participar pela segunda vez num Europeu de futebol feminino, depois de ter estado na edição de 2017, na qual venceu uma partida e perdeu duas, não passando a fase de grupos.

Com a decisão da UEFA, Portugal fica integrado no Grupo C, juntamente com a Suíça, os Países Baixos e a Suécia, com os encontros a disputarem-se em Wigan & Leigh.

A equipa das ‘quinas' vai fazer a estreia em 09 de julho, frente à Suíça, defrontando os Países Baixos, atuais campeões da Europa e 'vices' mundiais, em 13 de julho, antes de fechar a fase de grupos frente à Suécia, em 17.

Além da exclusão do Euro2022, a seleção feminina da Rússia também não vai competir na fase de qualificação para o Mundial de 2023, com os seus resultados no Grupo E a serem considerados nulos.

A ofensiva militar lançada na madrugada de 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas de suas casas – mais de 7,7 milhões de deslocados internos e mais de 5,5 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).