O Benfica conquistou a sua primeira Taça de Portugal em futebol feminino, ao golear o Valadares Gaia por 4-0 na final. Este é o primeiro título das 'encarnadas' no primeiro ano da criação da equipa.

Veja as melhores imagens do jogo

No Estádio Nacional no Jamor, perante 13 mil espectadores, a equipa do Valadares Gaia não conseguiu travar o poderio da formação 'encarnada', dotada de grandes valores individuais. A expulsão de Mariana Campino aos 67 minutos, num lance em que Evy Pereira ia isolado para a baliza, foi o golpe para a formação de Gaia, já que na cobrança do livre, Yasmim marcou de forma irrepreensível e fez o 2-0.

A equipa orientada por Mara Vieira aguentou 45 minutos sem sofrer golos, muito por culpa do desacerto das jogadoras do Benfica, que revelaram muito nervosismo na hora de finalizar. Mas a grande penalidade cometida por Sarinha sobre Darlene, que não desperdiçou na cobrança, aos 54 minutos, abriu caminho para a goleada, num jogo que já era de sentido único.

Veja os quatro golos

Ana Vitória fez o 3-0 aos 71 minutos, concluindo na pequena área uma boa jogada de envolvimento do Benfica. Evy Pereira fez o 4-0 aos 86 minutos, numa grande penalidade cometida sobre a própria, mas apenas validada pela árbitra Teresa Oliveira, depois de ver a jogada no monitor, após alerta do vídeo-árbitro.

O Benfica, com jogadoras profissionais, fez valer o seu favoritismo e conquistou o primeiro objetivo da época. Falta carimbar a subida de divisão, algo que está muito perto de acontecer. A equipa de Gaia, sexto colocado no campeonato da Primeira Divisão, volta a perder o troféu, depois das derrotas em 2012/13 e 2015/16).

O Benfica construiu uma equipa para vencer títulos. O domínio das jogadoras do Benfica nos jogos já disputados tem sido avassalador. Nos 30 jogos disputados esta época, entre Taça de Portugal e Segunda Divisão, a formação orientada por João Marques apenas perdeu por uma vez: foi na meia-final da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, campeão nacional, em casa, por 2-1. Só que as meninas do Benfica vingaram-se e foram vencer a Braga por 4-2, garantindo assim a presença na final.

Na Serie D da Segunda Divisão, o Benfica venceu os 16 jogos disputados, marcou 274 golos e não sofreu nenhum. Na segunda fase da Serie Sul da segunda divisão, o futebol feminino do Benfica leva sete vitórias em outros tantos jogos, com 46 golos marcados e um sofrido. Ao todo, são 31 jogos, 405 golos marcados e apenas seis sofridos.

Ficha de jogo:

Onze do Valadares Gaia: Neide Simões; Sarinha, Inês Barge, Carolina Rocha, Rita Machado, Lúcia Alves, Micaela Matos, Raques Gomes, Andreia Freitas, Leandra Pereira e Mariana Campino

Suplentes: Cláudia Rocha, Ivone Calado, Bruna Rocha, Rita Cheganças, Cristina Ferreira, Ana Filipa e Cláudia Lima

Onze do Benfica: Dani Neuhaus, Daiane, Sílvia Rebelo, Tayla, Yasmim, Pauleta, Ana Vitória, Andreia Faria, Evy, Geyse e Darlene.

Suplentes: Carolina Bajanca, Pati Llanos, Rilany, Diva Meira, Carlota Cristo, Maiara e Tita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.