Um golo de Ana Vitória aos três minutos ‘abriu’ hoje caminho ao Benfica para uma vitória tranquila diante do PAOK, por 3-1, na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões de futebol, em femininos.

Com um sorteio que colocou no caminho da equipa feminina o mesmo clube que eliminou o Benfica da competição masculina (2-1 na terceira pré-eliminatória), a história hoje foi completamente diferente.

A equipa feminina do Benfica, em atividade apenas desde 2018/19, então ainda na segunda divisão, garantiu um lugar na ‘Champions’ por indicação da Federação Portuguesa de Futebol, em função do último campeonato (2019/20), que liderava antes da suspensão e cancelamento devido à pandemia da covid-19.

Hoje, em Salonica, a equipa ‘encarnada’, orientada pelo ex-futebolista Luís Andrade, teve um jogo de sentido único, mesmo desfalcado da avançada brasileira Darlene, operada a uma pubalgia, com um golo ‘madrugador’.

Ainda estavam as jogadoras à procura da melhor organização quando Pauleta – que a par de Ucheibe tomou conta do meio-campo ‘encarnado’ e do jogo – recuperou uma bola no setor intermédio e lançou Cloé Lacasse.

A canadiana deixou a bola para um primeiro remate de Nicole Raysla, aliviado de forma incompleta, com várias jogadoras a não tirarem a bola, e, na confusão, Ana Vitória fez o 1-0, aos três minutos.

Um lance que embalou o Benfica para o controlo do jogo, nem sempre de forma pragmática na finalização ou no último passe, mas que deixou Pauleta ‘à beira’ de marcar, aos 42 ao poste, antes de Cloé fazer o 2-0 antes do intervalo.

A avançada, que chegou na última época, desmarcou-se nas costas da lateral, a passe de Ucheibe, e marcou à saída da guarda-redes, aos 44.

Na segunda metade, Pauleta voltou a ameaçar, de livre, mas o PAOK tentou entrar jogo, num lance criado por Vardali, que descaída no lado direito do ataque, sem ter pressão, atirou em arco e bateu a guarda-redes Carolina Vilão, aos 57.

Uma possível reentrada no jogo das gregas foi desde logo inviabilizado pelo Benfica, que chegou ao terceiro golo, por Catarina Amado, que jogou a lateral direito e apareceu na área a finalizar (61 minutos).

O lance começou uma vez mais na médio nigeriana Ucheibe, que no anterior tinha desmarcado Cloé, e neste lançou a canadiana na esquerda, que ao deixar o passe atrasado para o meio encontrou Catarina Amado, que, mesmo em desequilíbrio, atirou para o 3-1.

O Benfica vai conhecer o adversário da segunda eliminatória, a disputar a uma mão entre 18 e 19 de novembro, em sorteio a realizar na sexta-feira.

Jogo no Estádio Makedonikos, em Salonica.

PAOK – Benfica, 1-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Ana Vitória, 03 minutos.

0-2, Cloé Lacasse, 44.

1-2, Thomai Vardali, 57.

1-3, Catarina Amado, 61.

Equipas:

- PAOK: Anthi Papakonstantinou, Dimitra Karapetsa (Maria Paterna, 69), Miljana Smiljković, Anastasia Gkatsou, Maria Mitkou, Eleni Kakambouki, Constantina Strantzali, Nikoleta Pitsiou (Grigoria Pouliou, 50), Anastasia Spyridonidou (Fani Doiranli, 88), Thomai Vardali e Gisela Betancourt (Olga Baxevanou, 83).

(Suplentes: Anna Kritikou, Zoe Nasi, Fani Doiranli, Maria Paterna, Maria Zotou, Anna Konstantinidou, Olga Baxevanou, Zoi Akrivaki, Grigoria Pouliou, Dimitra Epanomiti, Kyriaki Markou e Athanasia Karantona).

Treinador: Spyridon Filippou.

- Benfica: Carolina Vilão, Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Ana Seiça (Matilde Fidalgo, 86), Christy Ucheibe (Beatriz Cameirão, 81), Pauleta, Andreia Faria (Jolina, 74), Ana Vitória (Francisca ‘Kika’ Nazareth, 74), Cloé Lacasse e Nicole Raysla (Evy Pereira, 81).

(Suplentes: Dani Neuhaus, Matilde Fidalgo, Mariana Alberto, Beatriz Cameirão, Érica Ventura, Evy Pereira, Jolina, Francisca Nazareth e Amélia Silva).

Treinador: Luís Andrade.

Árbitra: Kirsty Dowle (Inglaterra).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Catarina Amado (25), Maria Mitkou (45+1), Maria Paterna (72) e Thomai Vardali (76).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.