João Félix é o vencedor do prémio Golden Boy de 2019, que distingue o melhor jogador de sub-21 a jogar na Europa, através de uma eleição de jornalistas europeus promovida pelo jornal italiano Tuttosport.

O avançado do Atlético Madrid arrecadou um total de 332 pontos, ficando à frente de Jadon Sancho do Borussia Dortmund, com 175, e de Kai Havertz, do Bayer Leverkusen, com 75.

João Félix, recorde-se, é o segundo português a vencer o Golden Boy, depois de Renato Sanches, em 2016, ano em que passou do Benfica para o Bayern Munique. O vencedor de 2018 foi Matthijs De Ligt, então jogador do Ajax, e agora atleta da Juventus.

O jovem começou a ganhar protagonismo a meio da época passada, quando conquistou a titularidade na equipa do Benfica, que passou a ser treinada por Bruno Lage. O avançado foi figura basilar na conquista do 37.º título de campeão nacional dos 'encarnados' e no verão rumou ao Atlético a troco de 126 milhões de euros, numa transferência recorde para o futebol português.

Na época de estreia pelos 'colchoneros', o avanaçdo, que completou recentemente 20 anos, leva dois golos em oito jogos.

Após o anúncio, foi mostrado um vídeo de João Félix, em que o jogador português agradece o prémio: "Obrigado ao Tuttosport pelo prémio, estou muito orgulhoso. É a segunda vez que um jogador do Atlético Madrid o ganha e estou feliz. Agradeço também ao Benfica, em particular ao treinador Bruno Lage tudo o que fez por mim e pela minha família, que está sempre perto de mim. Um abraço."

De referir que a eleição contou com 180 mil votos registados desde o dia 15 de junho, com uma listagem inicial de 100 nomes. A base da votação online foi depois reduzida, chegando aos 20 finalistas, e agora ao vencedor, João Félix.

O prémio será entregue ao internacional português em gala marcada para o dia 16 de dezembro, em Turim.

Na conferência de imprensa de anúncio do vencedor, foi também divulgado o eleito para o prémio de Golden Boy italiano, entregue a Gianluigi Donnarumma, do Milan.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto