Esta terça-feira, o empresário Jorge Mendes falou sobre a Gestifute à margem da sua participação na Web Summit, em Lisboa. O agente de Cristiano Ronaldo recebeu o prémio de inovação no desporto e referiu os momentos mais importantes da carreira.

Jorge Mendes começou por revelar o momento mais marcante dos últimos anos no futebol. "Todos os momentos são bons, mas há um que é particularmente especial, que foi a conquista do Euro2016. Foi a maior de todas as conquistas e penso que com os jogadores portugueses de qualidade que temos atualmente seremos capazes de vencer o próximo Europeu ou até o Mundial", começou por dizer.

Questionado sobre a maior mudança no futebol ao longo dos seus anos de carreira, Jorge Mendes afirmou que "as mudanças se traduzem em momentos chave" e explicou quais foram os dois mais marcantes. "A transferência de Cristiano Ronaldo para o Manchester United em 2003 e de José Mourinho para o Chelsea em 2004", revelou o agente.

"O Ronaldo começou no Manchester United com 18 anos, o que é totalmente diferente de um jogador chegar a um clube com 24 ou 25 anos. Ele com 18 anos e depois de uma temporada em Inglaterra, já era o melhor jogador da equipa. Foi uma grande conquista e é algo fantástico de presenciar. Para Portugal, esse momento foi muito importante porque nós temos jogadores jovens muito bons aos quais ele abriu as portas", afirmou.

"Antes de Ronaldo, eu tentava a todo o custo levar jogadores para Inglaterra, mas era praticamente impossível. Foi o que aconteceu com o Ricardo Carvalho, ele foi um dos melhores centrais da sua geração, mas mesmo para ele foi impossível. Depois disso, José Mourinho foi para o Chelsea e conseguiu meter o clube a ganhar ao fim de muitos anos. Para o nosso país acho que esses foram os momentos mais importantes, os tais momentos chave", concluiu.

Ainda sobre os técnicos lusos, Jorge Mendes acrescentou que "hoje nós temos treinadores portugueses de topo, como o Marco Silva, o Nuno Espírito Santo e o Leonardo Jardim. Claro que tudo começou com o Mourinho, mas temos condições para melhorar e temos pessoas com qualidade para estar em qualquer lado, para ir para Espanha, Inglaterra ou até Itália. Foi o José Mourinho que lhes abriu a porta".

Quanto aos objetivos para o futuro, o empresário garantiu que 2019 "vai ser mais um ano bom para a Gestifute", acrescentando que "acho que o Cristiano Ronaldo vai ganhar a Bola de Ouro este ano e que para o próximo ano vai ter grandes hipóteses de voltar a ganhar porque como temos visto ele tem jogado muito bem".

Por fim, Jorge Mendes realçou que "já é possível ver as diferenças entre o clube onde o Cristiano Ronaldo estava anteriormente e a Juventus, que é um clube que tem crescido bastante. Como português, mas não só, para mim o Ronaldo é o melhor jogador de sempre".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.