O 1.º de Agosto pode conquistar já na quinta-feira o tricampeonato no futebol angolano na penúltima jornada do "Girabola", tendo de vencer na deslocação ao Dundo (Lunda Norte) o Sagrada Esperança, atual sétimo classificado.
Com três pontos de vantagem sobre o "rival" Petro de Luanda (50 pontos), os "militares" (53) têm vantagem no confronto direto - empate a zero na primeira volta e vitória por 2-0 na segunda -, pelo que uma vitória garante o tricampeonato.
Numa penúltima jornada (29.ª) com os jogos a serem disputados todos à mesma hora (15.00 locais, mesma hora em Portugal), o Petro de Luanda tem, teoricamente, um jogo mais difícil, pois desloca-se ao terreno do Interclube, que está na terceira posição na prova, com 42 pontos, mais cinco do que a Académica do Lobito e Recreativo do Libolo.
A equipa do Lobito desloca-se ao terreno do Recreativo de Caála, que ainda não está livre de uma despromoção ao segundo escalão, uma vez que tem 25 pontos, tantos quantos o Cuando Cubando FC, que recebe o Recreativo do Libolo.
Com a desistência do JGM do Huambo, o 1.º de Maio de Benguela (19 pontos e apenas com uma partida por disputar - folga na última jornada) também já desceu ao segundo escalão, faltando saber quem os acompanhará.
A três pontos do Recreativo de Caála e do Cuando Cubango FC está o Domant FC do Bengo (22 pontos), que joga quinta-feira na Huíla, frente a um confortável Desportivo local (6.º lugar, com 33 pontos), necessitando de uma vitória para manter a esperança de permanecer no principal escalão do futebol angolano.
Nos restantes dois jogos da penúltima jornada, em que folga o Progresso do Sambizanga (9.º, com 30 pontos), os Bravos do Maquis (10.º, também com 30) recebem o Kabuscorp do Palanca (8.º, com 31), e o já despromovido 1.º de Maio do Bengo recebe um tranquilo Sporting de Cabinda (8.º, com 31).
A última jornada do "Girabola" disputa-se a 02 de setembro e, tal como na penúltima, os jogos decorrem à mesma hora.
Jogos da 29.ª e penúltima jornada:
Quinta-feira (todos às 15:00)
Recreativo de Caála - Académica do Lobito
Bravos do Maquis - Kabuscorp do Palanca
Cuando Cubango FC - Recreativo do Libolo
Sagrada Esperança - 1.º de Agosto
Desportivo da Huíla - Domant FC do Bengo
Interclube - Petro de Luanda
1.º de Maio de Benguela - Sporting de Cabinda
Progresso do Sambizanga (folga)
Classificação após 28 jogos:
1. - 1º de Agosto - 53;
2. - Petro de Luanda - 50;
3. - Interclube - 42;
4. - Académica do Lobito - 37;
5. - Recreativo do Libolo - 37;
6. - Desportivo da Huíla - 33;
7. - Sagrada Esperança - 33;
8. - Sporting de Cabinda - 31;
9. - Kabuscorp do Palanca - 31;
10. - Progresso do Sambizanga - 30;
11. - Bravos do Maquis - 30;
12. - Recreativo de Caála - 25;
13. - Cuando Cubango FC - 25;
14. - Domant FC do Bengo - 22;
15. - 1.º de Maio de Benguela - 19;
16. - JGM do Huambo (desistência).
Comentários