Abordado pela Angop a propósito da situação contratual dos atletas, o treinador disse que a agremiação vai afastar um defensor, três médios e um ponta-de-lança, cujos nomes se escusou a revelar, prometendo fazê-lo apenas no começo de Janeiro de 2015.

Acrescentou que os cinco jogadores que serão afastados continuam a treinar até encontrarem novos clubes, aos quais serão emprestados, uma vez que perderam espaço no plantel, independentemente de se terem destacado no passado.

Ekrem Asma avançou que, dadas as saídas de jogadores, a Académica do Lobito prepara também uma série de contratações para reforçar o plantel, estando prevista a chegada dos médios Daniel (24 anos, proveniente da Alemanha) e Yasec (27 anos-Polónia), a par do ponta-de-lança Ibraim Mesisé (26 anos-França).

O timoneiro da Académica, que não anunciou a data oficial da vinda ao país dos três reforços contratados na Europa, referiu que, em Angola, o emblema procura também duas opções na defesa e três no ataque.

Questionado sobre as preferências pelo mercado europeu, o turco-alemão apontou a elevada qualidade técnica dos atletas que evoluem no velho continente, boa finalização, concentração e coordenação entre os sectores como estando por detrás dessa aposta.

Lembrou que, ao contrário da maioria das formações angolanas que recorrem a Portugal e ao Brasil à procura de reforços, a Académica decidiu por ir a um mercado ainda pouco explorado como a Alemanha, França e Polónia.

De acordo com ele, aos oito reforços para o Girabola 2015 também se juntarão três juniores campeões provinciais este ano, em Benguela, e que, por essa razão, serão promovidos a seniores, mas preferiu manter sob anonimato os respectivos nomes.

O turco-alemão, de 50 anos, disse que a Académica do Lobito vai contar com um plantel de 26 jogadores, distribuídos em 30 porcento para defesa, 50 pc para meio-campo e 20 pc para o ataque.