As duas agremiações angolanas de futebol, Académica do Lobito, com 13 pontos, e Recreativo da Caála, com 12 na décima quinta e penultima posição, realizam o jogo número 106 do Girabola 2015, campeonato da primeira divisão.

O emblema da antiga Lisboa, província do Huambo, Caála, desloca-se no sábado para as terras das acácias rubras, Benguela, onde vai medir forças com a Académica do Lobito, no domingo, às 15 horas, no Estádio do Buraco.

Para esse encontro, referente à 14ª e penúltima jornada da primeira volta do Girabola, as duas agremiações aflitas na tabela classificativa afinaram as “máquinas” com um único objetivo: somar três pontos.

A formação da Caála sabe que a Académica é um osso duro de roer, porque já deu cartas suficientes no início do campeonato quando despachou os dois grandes da competição, os rivais Petro e 1º de Agosto.

No duelo entre as duas equipas, o favoritismo recai para a equipa da província de Benguela, Académica do Lobito, mas a equipa sabe que terá de provar o favoritismo em campo. Para não cair no “buraco”, o “rei dos empates”, Caála, limou todas as arestas nos treinos com o objetivo de carimbar a segunda vitória no campeonato, de modo a alegrar a sua massa adepta que sonha ver a equipa a competir na próxima edição do Girabola, prova em que participam 16 equipas e descem três.

O técnico do Caála, Hélder Teixeira, afirmou que os seus pupilos estão prontos para o desafio, mas reconheceu que o adversário é forte e que trabalha com a mesma missão, não descer de divisão. “Sabemos que enfrentaremos dificuldades no Lobito, mas nós sempre trabalhamos e montamos estratégias para vencer dentro e fora de casa”, sublinhou o timoneiro da agremiação da antiga Lisboa.

Por sua vez, o técnico alemão ao serviço da Académica do Lobito, Ekrén Asma, meteu o factor casa de parte e aprimorou varios detalhes técnicos, táticos e psicologicos, com destaque para a finalização a fim de não escorregar no próprio “buraco”.

Ekrén Asman foi mais longe no discurso e deixou o alerta: “Temos uma tarefa a cumprir, mostrar um bom futebol e vencer o jogo em casa. Agradeço também aos nossos adeptos pela força que têm dado à equipa nos bons e maus momentos, por isso temos a obrigação de dar o máximo para lhes dar uma alegria no domingo”.

Em 13 jogos do campeonato, o Caála somou uma vitória, nove empates e três derrotas, ao passo que a Académica, equipa que começou a prova com o pé direito venceu quatro, empatou um e sofreu oito derrotas.

No encerramento da primeira volta, a Académica do Lobito viajará para a província do Kwanza Sul, onde defrontará o campeão Recreativo do Libolo, enquanto o Recreativo da Caála receberá o quarto classificado do Girabola, 1º de Agosto.

Em 36 edições do campeonato angolano, as duas agremiações nunca conquistaram título, pois continuam a lutar apenas pela permanência na prova, face à falta de estabilidade financeira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.