Uma comissão antidoping será criada em Janeiro de 2015, em Luanda, com vista à implementação em Angola de um centro para recolha de amostras de substâncias proibidas na prática desportiva.

O facto foi anunciado pelo diretor nacional para política desportiva, António Gomes, quando falava à imprensa no final de uma visita de campo que o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, efetuou segunda-feira às instalações desportivas do Estado em construção em Luanda.

“Temos efetuado várias formações. Há já médicos formados para assumirem esta função. O centro de medicina está a coordenar esta comissão. Nós pensamos que no início de Janeiro esta comissão será apresentada”, afirmou o responsável desportivo.

De acordo com a fonte, a comissão, que a concretizar-se será a primeira no país, estará integrada ao Centro de Reabilitação de Atletas, localizado num espaço de seis mil metros quadrado no interior do estádio 11 de Novembro, em Luanda.

António Gomes adiantou que a equipa se limitará apenas em recolher amostras de substâncias antidoping, já que o centro acima referido ainda não está equipado para testar as análises.

“Estamos apenas a falar de um sistema de recolha de amostras, mas a sua avaliação será ainda feita em laboratórios fora do pais”, declarou, acrescentando que os centros da África do Sul e da Tunísia serão as alternativas para os técnicos angolanos quando quiserem avaliar as amostras recolhidas no país.