O campeão nacional angolano, Recreativo do Libolo, goleou o Atlético Sport Aviação (ASA) na décima jornada da primeira volta do Girabola por, 4-0, no Estádio de Calulo, província do Kwanza Sul.

Com o objetivo de desforrar-se dos Libolenses na 25ª jornada do Girabola, os aviadores trabalham em todos os sectores, visando o clássico de sábado, às 15h30, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.

Mesmo assim, ao que tudo indica, o favoritismo recai para a agremiação do Libolo, líder da tabela classificativa do campeonato, com 51 pontos, ao passo que a de Luanda, ASA, ocupa a décima posição com 28 pontos.

Durante a pausa de duas semanas do campeonato, os dois conjuntos limaram as arestas com a intenção de não perderem pontos, por isso, mostram-se firmes e confiantes para o reencontro.

A turma dos libolenses tem como objetivo, reconquistar o título nesta época, ao passo que os aviadores continuam com o sonho de “voar” alto para não descerem de divisão, tal como escapou nos dois últimos anos em que trocou de técnico.

O timoneiro do ASA, Roberto do Carmo “Robertinho”, disse que a sua equipa está a trabalhar com a missão de enfrentar qualquer adversário, por isso, espera vencer o campeão nacional no fim-de-semana.

Robertinho está ciente de que os seus jogadores terão muitas dificuldades para travar o adversário de peso, mas como de cada jogo tem resultado diferente pediu calma, concentração, atitude e finalização, de modo a não desperdiçarem pontos em casa.

Por sua vez, o treinador do Libolo, João Paulo Costa, apesar de o seu conjunto estar em vantagem tem em mente que o ASA está a crescer, mas pensa em sair de Luanda com três pontos na bagagem.

O português já tem as estratégias de jogo montadas, mas continua a fazer alguns acertos para não ser surpreendido fora do seu reduto, uma vez que está a fazer o melhor campeonato.

Nesta altura, nenhuma das agremiações apresenta grandes défices no quadro clinico, entretanto, esperam encerrar os treinos sem sobressaltos na sexta-feira, de modo a não condicionar o resultado.

Depois desse clássico, o Libolo receberá o Progresso da Lunda Sul, no Estádio de Calulo, enquanto o ASA escala a província de Benguela para defrontar a Académica do Lobito, no Estádio do Buraco.

Em 24 jornadas disputadas na competição, o Libolo venceu 14 jogos, empatou nove e perdeu apenas um, enquanto o ASA continua a “engatinhar”, somou sete vitórias, igual número de empates e perdeu 10 jogos.

As duas formações igualam com três títulos cada no Girabola, sendo que o ASA conquistou os troféus de forma consecutiva, em 2002, 2003 e 2004, enquanto o Libolo, equipa que disputa a prova em menos de oito anos venceu, em 2011, 2012 e em 2014.