A primeira 'aventura' do Domant FC, representante do Bengo, no campeonato angolano de futebol da primeira divisão, chegou ao fim neste sábado, com uma derrota caseira diante do ASA por 1-2 e a consequente descida de divisão.

Foi um feito histórico, pois permitiu à província do Bengo ter um representante pela primeira vez no Girabola.

Iniciada em fevereiro com uma vitória sobre o Progresso da Lunda Sul, por 2-1, no estádio municipal do Dande, a primeira participação do Domant FC no Girabola serviu mais para ganhar experiência, do que para competir, apesar de a direção do clube pretender a permanência na principal competição de clubes em Angola.

Durante a competição, o Domant FC acusou a falta de experiência do seu jovem plantel e a troca de treinadores não ajudou muito. Começou com Paulo Saraiva (qualificou a equipa para a 1ª divisão), que foi afastado pela direção por indisponibilidade em trabalhar com assessores de nacionalidade espanhola na equipa técnica.

O adjunto Manuel André de Oliveira “Nguami” assumiu interinamente o comando técnico até a direção indicar o espanhol Joan Oliva (um dos assessores de nacionalidade espanhola) como técnico principal. Mas, Oliva “abandonou o barco”, quando a equipa já se encontrava em último lugar, alegando questões familiares.

Novamente o adjunto “Nguami” foi chamado a assumir as rédeas da equipa e levá-la a bom porto, mas, infelizmente não teve sucesso.

No final da primeira volta, o cenário não era animador para os representes do Bengo. Em 15 jogos disputados somaram apenas 13 pontos, resultado de quatro vitórias, um empate e 10 derrotas, que produziram 17 golos a favor e 31 contra e eram o penúltimo classificado do Girabola2015.

Foram trinta jogos disputados pelo Domant FC na 1º divisão, tendo conseguido apenas 19 pontos, fruto de cinco vitórias e quatro empates. A esses resultados somam-se 21 derrotas, 28 golos marcados e 55 sofridos, perfazendo um saldo negativo de 27 golos.

Terminado o campeonato é altura da direção do Domant FC do Bula Atumba fazer uma análise e definir novas metas, para a segunda divisão, pois o objetivo principal, que era a permanência no Girabola, falhou.