Benfica de Luanda e União do Uíge abrem esta sexta-feira (18h00) a 17ª jornada do Girabola2014, no estádio dos Coqueiros, em Luanda.

Perante um “caloiro” na competição, o Benfica da capital, segundo classificado com 33 pontos, assume total favoritismo, acrescido do facto de possuir um plantel bem mais experiente.

Na primeira volta, os anfitriões venceram com dificuldade no Uíge (0-1), numa partida que marcou a estreia da formação local na maior montra do futebol angolano. A superioridade do conjunto benfiquista espelha-se igualmente nos resultados até aqui alcançados na prova, na qual obteve nove vitórias, seis empates e uma derrota, enquanto o oponente, lanterna vermelha com sete pontos, soma um triunfo, quatro empates e 11 derrotas.

No mesmo dia, o Bravos do Maquis recebe em casa o Kabuscorp do Palanca, em jogo de difícil prognóstico pelo facto de ambas possuírem bons executantes. Na primeira volta o Kabuscorp venceu com dificuldade por duas bolas a uma, no campo dos Coqueiros, em Luanda.

Os contendores vêm embalados pelos triunfos na ronda anterior, na qual a turma do Palanca venceu o Recreativo da Caála (3-1) e o Maquis ultrapassou o Desportivo da Huíla (1-0).

O Kabuscorp, campeão em título, é o terceiro classificado da competição com 33 pontos, enquanto o adversário totaliza 28, na quinta posição.

Para sábado e domingo destacam-se as partidas: Recreativo da Caála-1º de Agosto, Petro de Luanda-Sporting de Cabinda e Progresso do Sambizanga-Sagrada Esperança.

No embate do Huambo, os Caalenses, após derrota na última jornada frente ao Kabuscorp (1-3), apostam numa vitória caseira, perante os “militares” moralizados pelo resultado da ronda anterior diante do Progresso do Sambizanga (3-1), no estádio 11 de Novembro.

A Caála pretende triunfar para sair da zona aflita na tabela classificativa (13ª/14), enquanto o 1º de Agosto (4º/28) ambiciona vencer para manter-se no pelotão da frente. Na primeira volta a vitória coube ao representante do Huambo (1-0).

Petro de Luanda joga com o Sporting de Cabinda, depois de empate a uma bola na primeira volta. Na ronda anterior os petrolíferos baquearam em casa do Sagrada esperança (1-2), enquanto a formação de Cabinda não jogou por falta de comparência do Benfica do Lubango.

O Progresso do Sambizanga (8º/20) receberá o motivado Sagrada Esperança (6º/27), numa partida em que os Lundas se apresentarão com espírito de vingança dada a derrota da primeira volta (0-1).

Completam a ronda o Benfica do Lubango (penúltimo com nove pontos) e Recreativo do Libolo (líder do campeonato com 40 pontos). Na primeira volta, a formação do Calulo venceu por 2-0.

O Interclube (12º/16) joga com o ASA (9º/19), no 22 de Junho. Depois de terem perdido na ronda anterior, os polícias tentarão repetir o triunfo da primeira volta (2-1), enquanto os aviadores apostarão na inversão da sorte.

O Desportivo da Huíla defronta em Benguela o 1º de Maio local. O fator casa pode favorecer os benguelenses que, após triunfo no último final de semana frente à União do Uíge, por 1-0, tudo farão para se manterem na mema senda. No primeiro turno da competição registou-se uma derrota dos “proletários” por 0-2.

Após 16 ª jornadas disputadas, Ary Papel (1º de Agosto) e Patrick (Sagrada Esperança) comandam a lista dos melhores marcadores com 10 golos cada, seguido de Meyong (Kabuscorp) com 9.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.