Os dois principais candidatos ao título de campeão de futebol em Angola, 1.º de Agosto e Recreativo do Libolo, iniciaram a segunda volta do 'Girabola' com vitórias, cimentando as posições no topo da tabela.
O jogo maior da 16.ª jornada aconteceu no sábado, com o 1.º de Agosto, líder isolado do campeonato, a receber o Benfica de Luanda, duelo que reeditou o confronto de há poucos dias, quando as ‘águias’ da capital afastaram os ‘militares’ da Taça de Angola.
Desta vez, o 1.º de Agosto venceu por 2-1, cimentando o primeiro lugar no regresso do campeonato, após quase um mês de paragem da competição.
No reatar do ‘Girabola’ 2016, também o campeão em título venceu, mantendo a perseguição ao líder. Assim, e sem dificuldades, o Recreativo do Libolo recebeu e venceu no sábado o 1.º de Maio, de Benguela, por 3-0.
Já o Interclube, que estive em plano de destaque durante parte da primeira metade do campeonato, inicia a segunda volta com uma derrota na visita ao terreno do Progresso da Lunda Sul, por 1-0. Também a viajar desde Luanda, o Progresso do Sambizanga foi ganhar a casa do lanterna-vermelha, o Porcelana FC, por 2-0, mantendo-se igualmente na segunda metade da tabela.
Durante a tarde de domingo, o Kabuscorp do Palanca foi ao Huambo perder com o Recreativo da Cáala por 3-0, na estreia de Romeu Filemon, que até há poucos meses era selecionador angolano, como treinador dos ‘palanquinos’. Com este resultado, o Kabuscorp compromete as aspirações em chegar ao título de campeão nacional, que conquistou em 2013.
Também hoje, o ASA foi a Benguela vencer, no estádio do Buraco, a formação local do Académico do Lobito, por 1-0, fugindo aos lugares de despromoção.
Resultados da 16.ª jornada
- Sábado, 09 jul:
Recreativo do Libolo - 1.º de Maio, 3-0.
Porcelana FC - Progresso do Sambizanga, 0-2
Progresso da Lunda Sul - Interclube, 1-0.
Sagrada Esperança - Desportivo da Huílan (*).
1.º de Agosto - Benfica de Luanda, 2-1.
- Domingo, 10 jul:
Académica do Lobito - ASA, 0-1.
Recreativo da Caála - Kabuscorp do Palanca, 3-0.
- Terça-feira, 12 jul:
04 de Abril - Petro de Luanda.
(*) Não se realizou por falta de transporte aéreo entre o Lubango e o Dundo.
Comentários