Benfica de Luanda e Atlético Sport Aviação dão esta sexta-feira o pontapé de saída do Girabola2014, o principal campeonato angolano de futebol. Serão 30 jornadas em que 16 equipas irão lutar por diferentes objetivos: Uns pelo título, outros pelo pódio e outros para não descerem de divisão.
Após o título inédito conquistado pelo Kabuscorp em 2013, os Palanquinos são vistos como os grandes favoritos a vencer a prova, a par do 1.º de Agosto e Petro de Luanda. Os Palanquinos têm o mesmo treinador do título – Edouard Antranik, mantiveram a equipa e reforçaram-se com Trésor Mputu, avançado congolês com cartas dadas no futebol africano.
Os dois rivais de Luanda, Petro e 1º de Agosto, não vencem o campeonato há quatro e sete anos respetivamente, apesar dos inúmeros investimentos, pelo que entram no Girabola2014 sedentos de títulos. Há ainda que contar com o Recreativo do Libolo, equipa que venceu as edições de 2011 e 2012.
O 1.º de Agosto manteve a mesma equipa técnica liderada por Daúto Faquirá, e os principais jogadores e ainda contratou atletas de renome, como Mateus Galiano e Marco Soares, além Mário (ex-Progresso do Sambizanga), Mussumari, (ex- Recreativo do Libolo), Jumisse (ex-Vaslui da Romenia), IKubun (ex-Farense de Portugal) e Kuagika.
Já o Petro resolveu mexer na direção da equipa, contratando o brasileiro Alexandre Grasseli para comandar os destinos dos Petrolíferos. Em termos de reforços, apenas três: Ary, Chora e Gerson. Sem esquecer o Interclube de Luanda, que aposta em voltar aos títulos em Angola.
Mas há mais equipas que esta temporada se reforçaram e muito e pretendem acabar nos lugares cimeiros do Girabola. O Progresso de Sambizanga contratou o selecionador de Cabo Verde, Lúcio Antunes, para comandar a equipa. Lúcio aumentou o contingente cabo-verdianos nos Sambilas, que já contavam com Vozinha, Calú e Valy.
O Benfica de Luanda também reforçou-se e muito (com destaque para Laucha, Kikas, Lito, Bota e Milton) e esta temporada será comandado pelo experiente Zeca Amaral, treinador bicampeão no Libolo e que levou o Bravos do Maquis ao terceiro lugar no Girabola2013. Há que contar com o ASA, que quer voltar aos títulos em Angola. Para tal contratou nada mais nada menos que 17 jogadores, com destaque para Avex e Guelor. O técnico Ernesto Castanheira tem a missão de levar os aviadores a altos voos.
Depois há os outros primodivisionários que irão lutar para não descer de divisão: União Sort Clube do Uíge e o Benfica do Lubango terão uma tarefa muito difícil no Girabola2014, tal como o Sporting de Cabinda.
Jogos da 1.ª jornada
Comentários