A direção do Clube Desportivo da Huíla defende a instalação de sistemas de videovigilância como um suporte importante para o garante da segurança nos estádios de futebol no país.

Falando esta sexta-feira à Angop, a respeito deste pressuposto, o diretor de comunicação e marketing do clube, Adriano Lopes, justificou a tese pela necessidade de facilitar o controlo e a fiscalização dos adeptos que se dirigem aos recintos desportivos, assim como identificar os potenciais agressivos.

Para ele, estes dispositivos podem também ajudar a prevenir incidentes, como o que aconteceu no Uíge, pois quem os manusear alertará as autoridades competentes sobre uma eventual irregularidade nos acessos ou nas bancadas.

Adriano Lopes sublinhou que os únicos estádios que possuem os aplicativos de videovigilância são os que foram construídos por ocasião do CAN2010 e mesmo assim alguns já não funcionam, por isso urge a necessidade de se colocar nestes que acolhem os jogos do Girabola.

“Estes aplicativos de vídeo inteligentes integrados às câmaras adicionam grande valor ao sistema de vigilância, pois detetam movimentos de áudio, alarme contra violações e integração eficiente com outros sistemas baseados em informação pronta baseada no controlo de acesso e de incêndio e detetores de fumaça”, realçou.

Referiu que, em caso de rixas entre os adeptos, os dispositivos jogam um papel fundamental, pois eles alertam de imediato os seguranças em serviço no estádio evitando assim acidentes que possam levar à morte.

Outrossim, Adriano Lopes considerou importante que os estádios tenham também sistema anti-incêndios.

Defendeu, igualmente, a criação de seguros para os estádios, para que em caso de algumas eventualidades os mesmos estejam assegurados e garantir assim a sua breve recuperação e salvaguardar os danos que advirem das catástrofes.

O Desportivo da Huíla administra o Estádio da Senhora do Monte, por delegação da administração do Lubango de quem é pertença, mas por falta de condições realiza os seus jogos no do Ferroviário, com capacidade para 12 mil espectadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.