O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, disse esta quarta-feira, que o governo vai criar mecanismos no sentido de canalizar apoios materiais e financeiros para o Desportivo da Huíla e Benfica do Lubango, este que é recem-promovido.

Em declarações à imprensa, para comentar a subida do Benfica do Lubango à primeira divisão, o dirigente afirmou que serão canalizados apoios através da classe empresarial local, no sentido de ajudar estas formações a se manterem na principal competição do futebol angolano.

«O governo vai encontrar mecanismos que passam pela sensibilização da classe empresarial no sentido de que estas equipas estejam cada vez mais organizadas financeira e administrativamente, e evitar a situação do sobe e desce», sublinhou.

João Marcelino Tyipinge aconselhou, por outro lado, as direções dos clubes no sentido de se reforçarem bem na perspetiva de manterem e adquirirem bons resultados durante o campeonato.

O governador felicitou o Benfica do Lubango pela qualificação da sua equipa principal para o Girabola de 2014, o que considerou uma mais-valia para a província da Huíla.

«Com as duas equipas no Girabola haverá uma maior utilização dos estádios da Tundavala, 11 de Novembro, Nossa Senhora do Monte e Ferrovia, uma vez que o governo investiu grandemente na reconstrução destas infraestruturas», realçou.

O Desportivo da Huíla esta na oitava posição do Girabola com 32 pontos, enquanto o Benfica do Lubango, que está já classificado para o campeonato de 2014, defronta este sábado a Académica do Lobito para a última jornada.