A Federação Angolana de Futebol realiza nos dias 11 e 12 deste mês, em Luanda, na Galeria dos Desportos, a primeira ação formativa sobre a Medicina do Futebol.

Segundo uma nota da FAF a que a Angop teve acesso quarta-feira, o curso está destinado a médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, massagistas e outros agentes envolvidos na modalidade.

Durante dois dias os participantes vão abordar temas sobre “FIFA e Medicina”, “Importância da Avaliação Médica Desportiva”, “Emergência no Terreno de Jogo”, “Paragem Cardíaca”, “Abordagem do Atleta com Trauma - craniano e Ráquis” e “Emergências Traumáticas no Relvado”.

A “Segurança Médica nos Estádios”, “Infraestruturas”, “Arbitragem e Inema”, “Médico da Equipa”, “Diagnóstico”, “Abordagem Clínica e Terapeuta”, e “Fisiologia no Futebol” constam também do programa.

Para sexta-feira, estão reservados temas como “Lesões no futebol”, “Lesões Frequentes no Futebol”, “Importância da Prevenção de Lesões”, “Reabilitação das Lesões”, “Alimentação do Futebolista de Alto Rendimento”, “Otimização da Performance desportiva”, “A Dor no Futebol” e “Controlo de Carga no Futebol”.

Os formandos vão tomar contacto ainda com “Doping no futebol”, “Morte Súbita no Futebol”, “Controle antidoping em Angola” e “Agência Angolana Antidoping”.

Os temas serão orientados por especialistas em Medicina Desportiva nacionais, estrangeiros, bem como por dirigentes e altos responsáveis ligados ao Ministério da Juventude e Desportos.