A utilização simultânea de cinco jogadores estrangeiros por cada equipa no Campeonato Angolano de futebol da primeira divisão (Girabola2016), o processo de penalização por igual número (5) de cartões amarelos e o pagamento indireto dos custos de arbitragem são os destaques das conclusões da assembleia-geral extraordinária da Federação Angolana da modalidade (FAF), realizada hoje, em Luanda.

Orientada pela vice-presidente da mesa, Carla Leitão Ribeiro Sousa, em substituição do presidente França Ndalu, que estava ausente. Além destas, a reunião magna decidiu ainda em consenso o sorteio a ser feito tendo em conta os regulamentos da FAF, a prática de dupla categoria (sub-20/sénior) sem restrição, e o empenho no combate pelas associações provinciais, clubes e federação aos atletas com falsa identidade.

Em relação aos estrangeiros, anteriormente apenas eram utilizados três, enquanto que sobre as penalizações o número era idêntico. Da arbitragem, os clubes eram responsáveis diretos sobre os juízes de jogos, agora passam a depositar os valores pecuniários numa conta da FAF, que faz chegar aos “homens” do apito.

Sobre os campeonatos nacionais de sub-17 e 20, os participantes recomendaram às associações provinciais de Luanda e de Benguela no sentido de trabalharem para a realização com êxito das provas. Do ponto dos diversos, conclui-se, entre outros, que todos os treinadores que orientem equipas no Girabola2016 devem possuir a licença (C) da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Decorrida na localidade de Talatona, arredores da cidade, paralelamente ao encontro, que também analisou o programa e calendarização para 2016, bem como informação sobre a recente reunião entre a FAF e clubes, aconteceu ainda o sorteio do Girabola2016. O presidente de direção da FAF, Pedro Neto, também interveio no conclave.

Bastante concorrido, participaram no certame os presidentes das associações provinciais de futebol, dos clubes da primeira divisão, presidentes da associação de árbitros de futebol, associação de treinadores e da associação dos antigos praticantes.