Por falta de dinheiro, apenas três equipas seniores masculinas de futebol vão disputar o Campeonato Provincial do Uíge, que arranca este sábado, dia 7 de Abril, a partir das 15 horas, no Estádio 4 de Janeiro.

Os clubes são o Santa Rita de Cássia, recém-despromovido do Girabola Zap, o ASK Dragão e o Desportivo de Mocap, que vão disputar a prova no sistema de ‘todos contra todos’, a duas voltas.

As duas últimas equipas abrem a prova, a contar para a primeira jornada. Com a disputa desse jogo, calha ao Santa Rita de Cássia descansar, por força maior de calendário, indo defrontar o ASK Dragão no jogo a seguir.

Entretanto, o secretário-geral do Desportivo de Mocap, Ângelo Cacoa, em entrevista a Rádio Cinco, lamentou a ausência de outras equipas no Provincial e reagiu sobre o emparceiramento. “Calhámos bem no sorteio, porque o primeiro e segundo jogo será em casa. Com isso, acreditamos que faremos uma boa figura”.

Por sua vez, o director-técnico do ASK Dragão, Carlos Nzila, sublinhou que “a equipa está preparada, com determinação no campeonato e no apuramento para a segunda divisão de 2018”.

Já o secretário-geral da Associação Provincial de Futebol do Uíge, Bernardo Quiasseto, chamou mais uma vez a atenção aos três clubes, no sentido de legalizarem os processos dos jogadores: “Vêm legalizar os processos. Simplesmente legalizaram os clubes, mas ainda não estão legalizados os documentos dos jogadores. Devem fazer as inscrições para serem emitidos os cartões provisórios com que eles vão participar no Campeonato Provincial”.

De frisar que o campeão desta prova apura-se para o Nacional da segunda divisão, vulgo Segundona, prova que arranca em julho.

Os dois primeiros classificados desta competição ascendem à primeira divisão, o Girabola Zap.

De recordar que em 2017 o Campeonato Provincial do Uíge acolheu 12 equipas, divididas em duas séries, A e B, cada uma com seis equipas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.