O Petro de Luanda somou esta quarta-feira, no seu reduto, três pontos importantes na luta pela liderança do campeonato nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2018/19), mercê da vitória, por 3-1, sobre o Santa Rita de Cássia, no fecho da 13.ª jornada, disputado no Estádio 11 de Novembro.

Os petrolíferos estão na quarta posição, agora com 21 pontos, e aproximaram-se dos seus três adversários directo, designadamente o líder Desportivo da Huíla (25) e os dois segundos 1.º de Agosto e Kabuscorp do Palanca, com 24 pontos cada.

Os tricolores ainda têm três jogos em atraso, com o Sagrada Esperança, 1.º de Agosto e Desportivo da Huíla.

No desafio desta quarta-feira, o Petro muito cedo começou a criar situações de perigo, como o remate de Mateus, aos 18 minutos, e um cabeceamento de Tiago Azulão, com a bola a sair muito próximo da baliza defendida por Tony.

Os católicos do Uíge não cruzaram os braços, e em resposta, aos 30 minutos, numa jogada de contra-ataque, Foguinho rematou para uma defesa apertada de Gerson.

A equipa visitante, aos 32 minutos, perdeu o seu lateral esquerdo (Sozito), expulso por acumulações de amarelo.

Mesmo reduzidos, aos 42 minutos numa conta pé de canto Zeza cruzou e Cris de cabeça não conseguiu transformar em golo.

O resultado manteve-se nulo ao intervalo.

No reatamento, foram os “forasteiro” que inauguraram o marcador, num cruzamento em que Foguinho de cabeça não deu chances de defesa a Gerson.

Os petrolíferos não baixaram os braços e o brasileiro Tiago Azulão fez o empate, aos 52 minutos, após passe do seu compatriota Tony. O mesmo Azulão bisou na partida, aos 66', num belíssimo golo de cabeça, após cruzamento de Eddie Afonso.

Aos 70 minutos foi a vez de Vá fazer gosto ao pé, com um remate já dentro da grande área.

O 3-1 não mais se alterou até o final da partida.

O Petro de Luanda na próxima jornada (14.ª) vai visitar a Académica do Lobito já o Santa Rita de Cássia vai defrontar o Saurimo F.C.