A 13ª jornada do campeonato angolano de futebol da I divisão, Girabola2015, programada para este fim-de-semana, poderá provocar alterações na tabela classificativa, na qual o líder e detentor do título Recreativo do Libolo tem uma deslocação difícil no domingo ao reduto do Recreativo da Caála.

Depois do empate a zero na última ronda diante do Benfica de Luanda, a formação do Cuanza Sul vai para este encontro diante do representante da província do Huambo procurar recuperar os dois pontos desperdiçados.

Os anfitriões, após o primeiro triunfo alcançado na jornada passada, no seu terreno, frente ao FC Bravos do Maquis do Moxico, por 3-1, tudo farão para manter os níveis motivacionais e começar a abandonar o fundo da tabela, onde ocupam a 15ª posição, com 11 pontos, contra 23 dos visitantes, em primeiro.

O Kabuscorp do Palanca, segundo também com 23 pontos, visita no sábado o Atlético Sport Aviação (ASA), 13º classificado com 13 pontos. Na ronda passada, os aviadores foram goleados pelo 1º de Agosto (0-5), enquanto o seu opositor superou o Interclube, por 1-0.

Com uma extraordinária recuperação (começou com três derrotas a prova), o 1º de Agosto desloca-se também no sábado à cidade de Saurimo ao encontro da equipa sensação do campeonato, o Progresso da Lunda Sul. Os dois conjuntos vêm de importantes triunfos da jornada passada, por isso, estão galvanizados para encararem com naturalidade este confronto. Os lundas derrotaram, no Lobito, a Académica, por 2-1.

Os militares, possuidores de um conjunto com maior experiência e a praticar um bom futebol, apresentam-se como principais candidatos à conquista dos três pontos, mesmo jogando em terreno adverso. Na classificação, os anfitriões somam 18 pontos, em quinto, contra 21 dos visitantes no terceiro posto.

O Interclube, que sofreu a sua segunda derrota consecutiva, recebe no sábado o Desportivo da Huila, motivado com a vitória sobre o Petro de Luanda, por 1-0.

Os polícias estão em sexto lugar, com 18 pontos, mais seis que os militares da frente sul, na décima quarta posição.

O FC Bravos do Maquis do Moxico, após ter sido a primeira vítima do Recreativo da Caála do Huambo nesta prova, recebe o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, num jogo que envolve duas equipas do leste do país.

Na tabela classificativa, os anfitriões somam 16 pontos, em sétimo lugar, contra 15 dos visitantes, que na jornada passada empataram no terreno do Progresso do Sambizanga a um golo.

O Sporting de Cabinda, nono da tabela, com 15, será visitado pelo Progresso do Sambizanga, 12º com 13. Os donos da casa foram derrotados na semana passada na cidade de Caxito, por 1-2. Este jogo marcará o reencontro entre o técnico Albano César (atualmente no Progresso) com a sua antiga equipa, o Sporting.

O Petro de Luanda, também a atravessar um momento menos bom na competição, será visitado pelo Domant FC do Bengo. Os “petrolíferos” perderam na ronda anterior, ao passo que o conjunto visitante ganhou, por isso, aguarda-se por um jogo com alguma emoção. As duas equipas estão separadas por três pontos (13/10), em 11º e 16º (último), com vantagem para os donos da casa.

A jornada 13 arranca já nesta sexta-feira, com o Benfica de Luanda, quarto colocado, com 21 pontos, a receber a Académica do Lobito, décimo com 13. Os “encarnados” da capital empataram na ronda passada na vila de Calulo (0-0), ao passo que os forasteiros baquearam no seu reduto (1-2) frente o Progresso da Lunda Sul.

Apesar dos resultados diferentes trazidos da ronda anterior, espera-se um desafio equilibrado, a julgar pelas boas exibições que os lobitangas têm feito na capital do país.