A lesão contraída pelo avançado Yano ao serviço da seleção angolana de futebol, nas eliminatórias do Campeonato do Mundo do Brasil2014, terá sido uma das principais causas no fracasso da equipa do Progresso do Sambizanga no Girabola2013.

O presidente de direção do Progresso Associação Sambizanga, Paixão Júnior, em entrevista à Rádio-5, segunda-feira, disse que o referido jogador é uma figura preponderante no conjunto, onde as suas qualidades são comparáveis aos do “vedeta” Osvaldo Saturnino Jesus (antigo craque do Petro de Luanda e dos Palancas Negras).

«Quando definimos os nossos objetivos para o Girabola2013 em terminarmos na quinta posição, foi em função da existência deste menino, face às suas qualidades e capacidade de domínio e de imaginação. Sem medo de errar e respeito pelos restantes integrantes, Yano é a principal referência na manobra da nossa equipa», declarou.
Paixão Júnior indicou que, caso não houvesse este interregno que durou cerca de três meses fora dos relvados, Adriano Belmiro Duarte Nicolau “Yano”, natural de Saurimo, província da Lunda Sul, seria um concorrente natural do camaronês Meyong (Kabuscorp do Palanca), na lista dos melhores marcadores.
«O nosso futebolista já tinha algumas mazelas, por isso, a lesão que contraiu ao serviço dos Palancas Negras veio apenas descobrir ou confirmar este caso. Os nossos agradecimentos para a Federação Angolana de Futebol que soube dar todo apoio na sua recuperação total, após uma intervenção cirúrgica», revelou.
De acordo com o dirigente, o jogador é negociável desde que seja benéfico para o próprio e para a seleção. «Nós não vamos vendê-lo a um clube angolano, por isso preferimos que ele continue no Progresso. Só podemos aceitar a um clube fora das nossas fronteiras desde que ofereça melhores condições de trabalho e social», disse.
Informou que na época passada havia o interesse do FC Porto e do Benfica, mas as condições propostas não foram as melhores. O Petro-Atlético também esteve interessado, mas a sua direcção respondeu negativamente.
Depois do afastamento do angolano David Dias do comando técnico, os sambilas que ocuparam o nono lugar com 38 pontos no Girabola2013, serão orientados na próxima temporada pelo cabo-verdiano Lúcio Antunes, antigo treinador da seleção do seu país.