O antigo jogador do 1º de Agosto, Loide Manuel Mendes "Maninho Loide", actual treinador do Clube Desportivo da Terra Nova, manifestou o interesse de lançar alguns dos seus jogadores no Girabola.

Segundo o treinador e coordenador Desportivo do bairro Terra Nova, em Luanda, Loide Manuel Mendes, o objectivo do seu clube é fornecer jogadores nas equipas principais do Girabola como 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e noutras equipas do país e, se possível, internacionalmente. "Queremos ver os nossos jogadores a competirem no campeonato nacional, por isso, estamos a dar o nosso máximo nos aspectos técnicos, tácticos e muito mais para que, mostremos os frutos produzidos neste clube", afirmou.

Alertando também que, todas as equipas que estiverem interessadas nos seus jogadores, deverão solicitar a direção do clube para obterem mais dados sobre os mesmos e chegarem a um acordo, para que não haja contratações ilegais.

Maninho Loide trabalha em dois períodos com 120 atletas, masculinos e femininos dos escalões de iniciados, juvenis e juniores que estão a competir em campeonatos provinciais. O antigo craque dos "Rubros Negros", que também formou-se neste clube e campo, confessou que o Girabola já esteve melhor quando jogava, mas que ainda pode ser melhor do que no seu tempo. "O Girabola era muito competitivo em relação ao actual em que, há mais brincadeiras do que jogar futebol. E se as equipas quiserem crescer, os jogadores devem mudar as suas formas de jogar assim como os treinadores continuarem a corrigir os erros dos seus jogadores”.

Por outro lado, Maninho Loide mostrou-se agastado devido os delinquentes que têm ameaçado os seus jogadores durante os treinos. "Estou cansado com esta situação porque, várias vezes a polícia os detém mas mesmo assim continuam com as suas atitudes, também por não termos uma boa segurança no campo. Gostava que a polícia rondasse constantemente ao arredor do campo ou que criasse outros métodos para acabar com esses problemas", desabafou.

Maninho Loide, formou-se no Desportivo da Terra Nova dando sequência na Nocal e no Girabola onde representou as equipas do Sagrada Esperança, 1º de Agosto, Santos Futebol Clube de Angola e nas equipas da segunda divisão de Portugal como Varzim e Expozino. No campo da Terra Nova, também formou-se o avançado angolano do Valla Dolide de Espanha, Manuho Gonçalves, que começou a jogar nos escalões de formação dos Flaminguinhos.