Os rubros negros, 1º de Agosto, defrontam no sábado, às 17 horas, o principal rival, Petro de Luanda, no Estádio 11 de Novembro, em jogo a contar para a décima jornada do Girabola, campeonato angolano de futebol da primeira divisão.

Para esse desafio de maior cartaz do campeonato nacional, a formação do 1º de Agosto confirmou a ausência de quatro jogadores, dos quais, três médios e um lateral esquerdo que estão a contas com lesão.

Bwá apresenta dificuldades no joelho, Jumisse tem uma pequena ruptura muscular no pé direito, Marcos Soares está a fazer recuperação física, ao passo que o lateral esquerdo, Fici, contraiu lesão no joelho, a quando do desafio da nona jornada com o Sporting de Cabinda.

Os lesionados estão a ser assistidos pelo departamento médico do 1º de Agosto, que espera uma recuperação rápida dos jogadores, tendo em vista os próximos desafios do campeonato em que querem continuar a somar e seguir os principais candidatos ao título.

O médico da equipa, Abel Sanz, afirmou que o caso dos atletas não é muito grave, mas continuam a ser observados com muita atenção, pois, lamentou também o estado clinico que assola a agremiação e aguarda por uma recuperação rápida dos jogadores.

Mesmo com baixa no plantel dos rubros negros, Abel Sanchez, mostrou-se confiante nos trabalhos da equipa técnica e dos jogadores, afirmando que têm vindo a demonstrar desenvolvimento ao longo dos treinos e nos jogos oficiais. Entretanto, o médico espera que a equipa consiga estar em altura para travar os tricolores da capital, Petro de Luanda.

A turma dos rubros negros encerrou a preparação nesta sexta-feira no Campo do Ex-RI 20, em Luanda, onde aprimorou os detalhes técnicos, tácticos e reacertou as estratégias para somar a quinta vitória consecutiva na peleja.

Na lista dos convocados do técnico bósnio, Dragan Jovic, destaque vai para os craques da equipa, Ary Papel e Gelson, que mostram-se prontos para o confronto, bem como acreditam na conquista dos três pontos.

No Petro de Luanda, Etá e Ariclenes também vão falhar o derby por motivo de lesão, mas ao que tudo indica, os tricolores ainda terão alguma coisa a dizer nas próximas horas do encontro não apropriado para cardíaco.

Dos convocados do Petro de Luanda para o derby, o guarda-redes Luís Mamona “Lamá” é o que que fez mais jogos entre as duas equipas rivais, ao passo que no 1º de Agosto, Mingo bile também esteve presente em maior parte dos derbys já realizados.

Na tabela de classificação do campeonato, o 1º de Agosto, ocupa a sexta posição com 14 pontos, enquanto o Petro de Luanda está em nono lugar com 12 pontos.

Para o 69º desafio, que acontece no Estádio 11 de Novembro, com a capacidade para acolher 50 mil almas, estão a ser comercializados 32 mil bilhetes em todo o país, número que está a esgotar com sucesso.

Os rivais realizam o 70º derby em Novembro, no estádio com o nome deste mês, a contar para a segunda volta do campeonato.

Desde 1980 que as duas formações tornaram-se rivais, apesar do 1º de Agosto começar a competir primeiro no Girabola, o Petro de Luanda, líder da competição com 15 títulos, somou 26 vitórias, ao passo que o seu rival venceu 22 jogos e empataram 20 vezes.