
O brasileiro António Clemente, antigo treinador do Atlético Petróleos de Luanda e da selecção angolana de futebol, faleceu quarta-feira, no Brasil, vítima de doença.Com 77 anos de idade, o treinador sofria de uma doença degenerativa, que esteve na origem da sua morte.
António Clemente foi o primeiro treinador a conquistar um título para os "tricolores", em 1982.
Voltou a fazê-lo em 1987 e 1988, com uma equipa de luxo, em que despontavam Abel Campos, Jesus, Savedra, Lufemba, Luisinho, Ralph, Rasgado, Balalau, Antoninho, Nejó, Lúcio, Paulão, Quim Sebas, Tozé e Santo António.
Depois de uma longa ausência do futebol angolano, regressou em 2004, mas o sem o mesmo brilho da década de 80, tendo ocupado o cargo de director técnico, na formação "tricolor".
Nesta época, o Petro de Luanda ocupou o quarto lugar no Girabola e ficou sem possibilidades de competir nas provas da CAF.
Foi também antigo técnico e diretor de futebol do Botafogo, que nos anos de 1999, quando ajudou a evitar a queda da equipa para a Segunda Divisão, e 2000, quando não conseguiu classifica-lo para a segunda fase da Copa João Havelange.
Também teve passagens como diretor de futebol do clube carioca e exerceu o cargo pela última vez até Maio de 2001, quando pediu demissão.
Comentários